O livro didático de ciências da natureza: o conteúdo de eletroquímica e a interdisciplinaridade
Resumen
O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem o objetivo de discutir a abordagem interdisciplinar nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021, a partir de conteúdos químicos de eletroquímica. Para isso, optamos pela pesquisa qualitativa com foco na revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que apenas duas das sete coleções obtiveram uma abordagem que mais se aproximou da perspectiva interdisciplinar. Três coleções não passaram da perspectiva multi ou pluridisciplinar e as outras duas não alcançaram nenhum tipo de interação ou integração. Dessa forma, inferimos, através dos dados analisados e do aporte teórico, que em muitos casos, a interdisciplinaridade é utilizada de maneira confusa, apressada e imprecisa, isto porque, além da urgência de seu uso, diversos autores, pesquisadores e professores não sabem de fato o que é a interdisciplinaridade e como ela ocorre.
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Derechos de autor 2025 Educação Química en Punto de Vista

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