O livro didático de ciências da natureza: o conteúdo de eletroquímica e a interdisciplinaridade

Autores/as

Resumen

O presente artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, tem o objetivo de discutir a abordagem interdisciplinar nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021, a partir de conteúdos químicos de eletroquímica. Para isso, optamos pela pesquisa qualitativa com foco na revisão bibliográfica e documental. Os resultados demonstraram que apenas duas das sete coleções obtiveram uma abordagem que mais se aproximou da perspectiva interdisciplinar. Três coleções não passaram da perspectiva multi ou pluridisciplinar e as outras duas não alcançaram nenhum tipo de interação ou integração. Dessa forma, inferimos, através dos dados analisados e do aporte teórico, que em muitos casos, a interdisciplinaridade é utilizada de maneira confusa, apressada e imprecisa, isto porque, além da urgência de seu uso, diversos autores, pesquisadores e professores não sabem de fato o que é a interdisciplinaridade e como ela ocorre.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela Alexsandra da Silva, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual de Goiás (2018), mestranda em Química pela Universidade Federal de Jataí, com ênfase no Ensino em Química.

Fernando Aparecido de Moraes, Universidade Federal de Jataí

Graduação em Ciências Biológicas - modalidade Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2002), mestrado (2009) e doutorado (2020) em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Atuo como professor da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Jataí - GO. Tenho experiência na área de Educação, sendo professor de Ciências e Biologia entre os anos de 2003 e 2013. Atualmente atuo no Ensino Superior com ênfase nas seguintes áreas: Educação Ambiental, A ludicidade no ensino de Biologia e Ciências e a Formação de Professores. 

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutor e Mestre em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2012) (2007) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor adjunto da UFG - Regional Jataí atuando no curso de Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação em ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Silva, R. A. da, Moraes, F. A. de, & Vaz, W. F. (2025). O livro didático de ciências da natureza: o conteúdo de eletroquímica e a interdisciplinaridade. Educação Química En Punto De Vista, 9, 209–231. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4499