Análise dos níveis de complexidade de atividades experimentais investigativas em trabalhos da área de ensino de química

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Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar em que níveis de complexidade as atividades experimentais investigativas têm sido aplicadas em trabalhos da área ensino de química. Na primeira etapa da pesquisa, elaboramos um Instrumento de Análise da Complexidade das Atividades Experimentais Investigativas, inspirado e adaptado da literatura. Esse instrumento é composto por três parâmetros (abertura da atividade, envolvimento do aluno e cognição das questões), sendo cada parâmetro classificado em 3 níveis de complexidade. Na segunda etapa da pesquisa, fez-se uma busca nos Anais das seis últimas edições (2012 a 2022) do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), a fim de selecionar trabalhos completos que reportassem atividades experimentais investigativas aplicadas na educação básica. Conclui-se que as atividades experimentais reportadas na área de ensino química, ainda que propostas com a perspectiva investigativa, não exploram níveis mais avançados deste tipo de atividade.

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Ferreira, M. A. B., & Oliveira, J. R. S. de. (2025). Análise dos níveis de complexidade de atividades experimentais investigativas em trabalhos da área de ensino de química. Educação Química En Punto De Vista, 9, 173–192. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4679