Fatores motivacionais envolvidos na escolha pela docência: reflexões de estudantes de licenciatura em química
Resumen
A escolha por uma profissão se dá por meio de um processo complexo e fortemente influenciado por distintos fatores. Neste artigo tivemos como objetivo identificar elementos fomentadores da motivação de licenciandos em química pela carreira docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com doze licenciandos em química de duas instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina. Na análise dos dados buscamos subsídio em referenciais teóricos voltados à compreensão de aspectos da motivação humana, dentre os quais se destaca a Teoria da Autodeterminação, proposta por Deci e Ryan. Dentre outros aspectos, os resultados apontam que ações desenvolvidas no âmbito da formação inicial, como os estágios supervisionados, Pibid e projetos de extensão exercem forte influência na motivação do/a estudante pelo curso e pela docência. Os dados também reforçam a importância de se manter e aperfeiçoar essas práticas formativas, assim como outras políticas públicas voltadas à valorização à carreira docente.
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Derechos de autor 2025 Educação Química en Punto de Vista

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