Fatores motivacionais envolvidos na escolha pela docência: reflexões de estudantes de licenciatura em química

Autores/as

Resumen

A escolha por uma profissão se dá por meio de um processo complexo e fortemente influenciado por distintos fatores. Neste artigo tivemos como objetivo identificar elementos fomentadores da motivação de licenciandos em química pela carreira docente. Para isso, foram realizadas entrevistas com doze licenciandos em química de duas instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina. Na análise dos dados buscamos subsídio em referenciais teóricos voltados à compreensão de aspectos da motivação humana, dentre os quais se destaca a Teoria da Autodeterminação, proposta por Deci e Ryan. Dentre outros aspectos, os resultados apontam que ações desenvolvidas no âmbito da formação inicial, como os estágios supervisionados, Pibid e projetos de extensão exercem forte influência na motivação do/a estudante pelo curso e pela docência. Os dados também reforçam a importância de se manter e aperfeiçoar essas práticas formativas, assim como outras políticas públicas voltadas à valorização à carreira docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Willian Clemente dos Passos, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Química pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina e professor na rede estadual de ensino da Santa Catarina.

Lucélia Perón, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó e Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

Luciana Passos Sá, UFSC

Professora do Departamento de Química e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC)

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Clemente dos Passos, W., Perón, L., & Passos Sá, L. (2025). Fatores motivacionais envolvidos na escolha pela docência: reflexões de estudantes de licenciatura em química. Educação Química En Punto De Vista, 9, 92–109. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/4873