QUÍMICA PARA DAMAS: los instructivos y elegantes diálogos de Jane Marcet (1806)
DOI:
https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i2.904Resumen
Este estudio analiza el influyente papel de la mujer en la conservación, transmisión y difusión de los conocimientos sobre la materia, focalizando especialmente la obra Conversations on Chemistry (1806) de Jane Marcet. Aunque la participación de las mujeres en la manipulación y transformación de materiales es bastante antigua, este saber femenino sólo alcanzó vasta divulgación en el siglo XIX, en función del aumento de la alfabetización, desarrollo de la industria editorial y reevaluación de la educación femenina. En este escenario Jane Marcet, inspirada en las conferencias impartidas por Humphry Davy en la Royal Institution, escribió su libro dirigido especialmente a las mujeres, pues estaba convencida que los conocimientos químicos ampliarían su horizonte intelectual y las ayudaría a encontrar en la contemplación de la naturaleza una fuente de instrucción placentera.Citas
ARMSTRONG, E. Jane Marcet and her Conversations on Chemistry. Journal of Chemical Education (February 1938): 1553-57
BELTRAN, M.H.R. Os saberes femininos e as práticas destilatórias. Circunscribere, (1): 37-49. 2006
_____. Imagens de Magia e de Ciência. 1ª.Ed. Educ/Fapesp, São Paulo. 2000.
_____. Humphry Davi e as cores dos antigos. Química Nova 31(1), 2008. 181-186.
DOLAN, B.The Language of Experiment in Chemical Textbooks: Some Examples from early Nineteen Century Britain. In: Dolan B. & Bensaude-Vincent B., Communicating Chemistry:text books and their audiences – 1989-1939. 1a.Ed. Watson Publishing International, Canton. 2000. 141-164.
KNIGHT, D. Accomplishment or Dogma Chemistry in the introductory works of Jane Marcet and Samuel Parkes. Ambix, 33 (2). 1986. 94-8.
[MARCET, J.]. Convertations on Chemistry. 10ª. Ed. Livraria da Física, 1825.
MULATI, E. As origens da Royal Institution (1799-1806):'ciência útil' e difusão do conhecimento (Dissertação de Mestrado, PUC-SP), 2008.
ROSENFELD, L. The chemical work of Alexander and Jane Marcet.” Clinical Chemestry. 47.2001): 784-792.
SHTEIR, A. Botanical Dialogues:Maria Jacson and women’s Popular Science Writing in England. Eighteeth Century Studies. 23. 1990. p. 301-317.
TRINDADE, L.S.P., BELTRAN, M.H.R. & TONETTO, Práticas e Estratégias Femininas: histórias de mulheres nas ciências da materia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).