Cálculos químicos nos capítulos de solução e estequiometria em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012/2015

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.983

Resumen

Há várias interrogações a respeito da problemática do processo de ensino-aprendizagem de química, entre elas o fato de que os estudantes enfrentam sérias dificuldades na aprendizagem dos conteúdos de estequiometria e soluções, que por sua vez envolvem muitos Cálculos Químicos. Tendo em vista essa problemática e a grande importância dada ao livro didático (LD) na prática docente, analisamos os LD de química aprovados pelo PNLD/2012/2015, quanto à presença de atividades didáticas que venham a contribuir para uma aprendizagem significativa dos conceitos analisados, ou se as mesmas enfatizam exclusivamente a memorização e aplicação direta de regras e fórmulas. Selecionamos 9 LD aprovados no PNLD 2012/2015 e por meio de uma análise documental, avaliamos os cálculos químicos presentes nos capítulos citados. Os resultados da nossa pesquisa mostraram que a estratégia de ensino, principalmente no que diz respeito aos cálculos químicos, é diferente em cada obra, sendo que tais estratégias percorreram quatro categorias de análise.

Biografía del autor/a

Maycon Batista Leite, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação em Ciências e Matemática.

Universidade Federal de Goiás

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Cursei Licenciatura em Química na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 1992 e 1998. Desde 1993, até antes de me mudar para São Carlos -SP em 1999 para cursar o mestrado, ministrava aulas de química e física no ensino médio público. Em 2001, após dois anos, terminei meu mestrado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), trabalhando com ensino de química analítica. Minha dissertação versava sobre a caracterização e aplicação de corantes naturais de flores em equilíbrio químico, mudança de coloração, indicadores naturais enfim. No mesmo ano, 2001, logo após a defesa de dissertação, fui aprovado para o doutorado em química, também pela UFSCar, minha tese versava sobre o uso de jogos em ensino de química. Conclui o doutorado em 2004, três anos após meu ingresso e dois anos após ter sido aprovado em concurso público para professor assistente na Universidade Federal de Goiás, onde estou atualmente. Hoje sou professor Associado II e um dos professores da área de ensino de química do Instituto de Química da UFG. Coordeno o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas (LEQUAL), grupo registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Fui coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Química do IQ - UFG entre 2008-2012. Coordenei o estágio de licenciatura por 5 anos, entre 2003 e 2008, período de direcionamento, implantação e regulamentação do estágio docente no Brasil e na UFG. Sou pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP. Orientei 6 alunos de doutorado, 19 alunos de mestrado e 17 alunos de Iniciação Científica até o presente momento, além de 16 monografias de final de curso, implantadas em 2007 na licenciatura em Química da UFG. Atualmente, oriento 5 alunos de mestrado pelo programa de mestrado em ensino de ciências, na UFG e 4 alunos de doutorado pelo programa de doutorado interistitucional em Química - UFG/UFU/UFMS, com linha de pesquisa em ensino de química. Publiquei até o momento 54 artigos em periódicos especializados e 217 trabalhos em anais de eventos científicos, sendo 50 deles, trabalhos completos. Tenho 06 capítulos de livro publicados, e no final do ano de 2008, lancei meu primeiro livro: Jogos em Ensino de Química, teoria, métodos e aplicações, que já se encontra na 2a edição no ano de 2013. Finalmente, as linhas de pesquisa em que atuo são: Jogos e Atividades Lúdicas Aplicadas ao Ensino de Química; Ciência e Religião; Formação de Conceitos; Inclusão Digital de Professores de Ciências e Robótica Educacional em Ensino de Ciências.

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Publicado

2018-08-18

Cómo citar

Leite, M. B., & Soares, M. H. F. B. (2018). Cálculos químicos nos capítulos de solução e estequiometria em livros didáticos de química aprovados pelo PNLD/2012/2015. Educação Química En Punto De Vista, 2(1). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i1.983

Número

Sección

Pesquisa en Punto de Vista