Análise dos trabalhos relacionados ao ensino de ciências por investigação publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2006 e 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1403

Resumo

A presente pesquisa analisou os trabalhos publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (2006 a 2016) que apresentaram nos títulos e/ou palavras-chaves o radical “investig”, sendo estas produções categorizadas com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Após a análise, emergiram duas categorias principais: Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e Investigação em Ensino de Ciências (IENCI), sendo que a primeira apresentou ciclos investigativos com problematizações contextuais e a segunda propôs a construção de conhecimentos buscando analisar conceitos e domínios científicos sem uma articulação metodológica definida. Após analisar os trabalhos, verificou-se a necessidade de superar algumas concepções limitadas relativas ao ENCI. Além disso, apresentou-se os níveis de ensino em que os trabalhos sobre ENCI foram implementados e a importância de se desenvolver projetos e atividades formativas que dialogam com tal abordagem metodológica, considerando as potencialidades para se favorecer o processo de ensino e aprendizagem das Ciências.

Biografia do Autor

Mateus José dos Santos, Colégio Educar de Ervália/MG

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Participou do programa Ciência sem Fronteiras, fomentado pela CAPES, realizando suas atividades no Collège communautaire du Nouveau-Brunswick - Campus Bathurst e no Cégep de Sherbrooke, ambos no Canadá. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi assessor de relacionamentos do projeto Embaixadores-UFV. e colaborador de Expansão da ONG Rede CsF. Realizou atividades como Líder em Educação Canadá-Brasil, coordenador e co-fundador do Núcleo Viçosa da Rede CsF/Em Rede. Atualmente é professor de Química de escolas públicas e particulares e pós-graduando em Ensino de Química pela Universidade Cândido Mendes. Tem interesse pela área de ensino de Química/Ciências com ênfase na formação de professores e Ensino por Investigação e no Ensino de Idiomas/internacionalização.

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em Educação Inclusiva, pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, além de mestrado e doutorado em Educação (Ensino de Ciências), pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa. Possui experiências profissionais com temas relacionados ao ensino de Ciências/Química, espaços não formais de educação, formação inicial e continuada de professores, inclusão de surdos e diversidade na Escola, tendo feito trabalhos voltadas à educação socioambiental, educação e cidadania, metodologias de ensino e de pesquisa, história da Ciência aplicada ao ensino, alfabetização científica e processos aprendizagem na perspectiva inclusiva. Atualmente está a frente da Diretoria de Programas Especiais, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Viçosa, e assessora a Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI-UFV).

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Publicado

31.01.2019

Como Citar

dos Santos, M. J., & Souza, V. C. de A. (2019). Análise dos trabalhos relacionados ao ensino de ciências por investigação publicados nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química entre os anos de 2006 e 2016. Educação Química En Punto De Vista, 2(2). https://doi.org/10.30705/eqpv.v2i2.1403

Edição

Seção

Pesquisa en Punto de Vista