Aspectos do processo de iniciação da carreira docente no estágio supervisionado de licenciandos em Química

Autores

  • Graziele Borges de Oliveira Pena Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia http://orcid.org/0000-0002-1131-7789
  • Valéria Aparecida Lanzoni Zanetoni Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Instituto Madre Marta Cerutti e Unicathedral/Professora
  • Nathália Santos Véras Universidade Federal de Mato Grosso/Graduada em Licenciatura em Química

DOI:

https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2597

Resumo

Este artigo discute a importância de se considerarem as vivências do estágio supervisionado com algumas características do processo de iniciação na carreira docente e de suas implicações para a formação e o desenvolvimento profissional. A pesquisa se baseou no estudo de caso desenvolvido, que acompanhou nove licenciandos durante o estágio supervisionado, os quais participaram de um programa de inserção à docência e receberam apoio pessoal e profissional pautado em estratégias e demandas que o processo requer. Os participantes do estudo evidenciaram, como na literatura, algumas das dificuldades vivenciadas por professores em início de carreira, além disso, o acompanhamento identificou uma situação que poderia ser traumática, ao desencadear o abandono do curso e da carreira docente.  É importante, pois, que aqueles que estejam envolvidos no estágio supervisionado conheçam os pressupostos teóricos e metodológicos da fase de iniciação na carreira docente.

Biografia do Autor

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia

Professora Dra. do Instituto de Ciências Exatas e da Terra do Curso de Licenciatura em Química, área de atuação Educação em Química

Valéria Aparecida Lanzoni Zanetoni , Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Instituto Madre Marta Cerutti e Unicathedral/Professora

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação em Matemática - Faculdades Integradas de Jales (2003); graduação em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e especialização em Química Geral pela Universidade Federal de Lavras(2009). Atualmente é professora de Ensino Médio na Escola Estadual Antonio Cristino Côrtes e no Instituto Madre Marta Cerutti; professora do Ensino Superior na Faculdade Cathedral - Barra do Garças/MT.

Nathália Santos Véras, Universidade Federal de Mato Grosso/Graduada em Licenciatura em Química

Foi aluna bolsista CAPES/MEC da Pós Graduação em Engenharia Química da UNICAMP, com Licenciatura Plena em Química pela UFMT/CUA(2014). Atualmente, trabalhando com pesquisa no LAPOL - Laboratório de Processamento de Polímeros no departamento DEMBio/FEQ/UNICAMP, sob orientação da Profª. Drª. Lúcia Helena Innocentini Mei. Já foi membro do grupo de Pesquisa "O Início de Carreira: reflexões e possibilidades" da UFMT/CUA de 2012- 2013, voluntária do projeto de Extensão da UFMT/CUA intitulado: Programa de Acompanhamento de Professores em Início de Carreira - PAPIC 2012-2014, voluntária do projeto de extensão da UFMT/CUA intitulado: Programa de Acompanhamento de Professores de Química em Início de Carreira - PAPIC/Química 2013-2014, foi bolsista CNPq de Iniciação Científica de 2012-2013 e bolsista de extensão PROCEV em 2011-2012.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

Pena, G. B. de O., Aparecida Lanzoni Zanetoni , V., & Santos Véras, N. . (2021). Aspectos do processo de iniciação da carreira docente no estágio supervisionado de licenciandos em Química. Educação Química n unto e ista, 5(1), 115–133. https://doi.org/10.30705/eqpv.v5i1.2597