Atividades experimentais de química nos livros didáticos de Ciências do 9º ano do PNLD 2017
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as atividades experimentais de Química nos livros didáticos (LDs) de Ciência pertencentes ao Ensino Fundamental II. As atividades experimentais são de grande importância para ensino de ciência, pois oportunizam o diálogo entre a teoria a experimental. Foram analisadas 12 coleções aprovadas pelo PNLD 2017, utilizando os pressupostos da Análise de Conteúdo, no que tange às características: Empírico-Indutivista; Demonstrativa; Ilustrativa e Investigativa. Como resultados, observamos que todos os LDs de Ciências de 9º ano apresentaram experimentos de Química, sendo que a categoria Ilustrativa foi a que mais apresentou mais atividades experimentais, seguida pela Investigativa e a Empírico-Indutivista, enquanto e Demonstrativa foi que esteve em menor proporção. Dentre as categorias citadas anteriormente, consideramos que categoria investigativa seja a mais promissora no processo de ensino e aprendizagem, pois permite que o estudante trabalhe de forma ativa na construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Química en Punto de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
2. Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).