Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica

Autores

  • Milena Alves Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Campus Bauru
  • Amadeu Moura Bego Instituto de Química - Universidade Estadual Paulista - Câmpus Araraquara
  • Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Câmpus Bauru

Resumo

O presente artigo, parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado, objetiva, por meio de um estudo de caso qualitativo, investigar o desenvolvimento do PCK de “forças de interações entre as partículas” de licenciandos em Química após passarem pelo processo de implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) em uma disciplina de formação de professores. Para tanto, analisou-se, com base nos pressupostos da análise do conteúdo, as respostas de uma licencianda em Química às perguntas da CoRe, um instrumento validado para acessar o PCK de professores. Os resultados são bastante promissores e mostram impactos positivos no PCK da licencianda, por meio do desenvolvimento dos componentes do PCK, segundo o referencial adotado. Foi possível notar que a licencianda desenvolveu alguns conhecimentos, tais como: o Conhecimento do Currículo de Ciências, o Conhecimento das Estratégias Instrucionais, o Conhecimento da Avaliação no Ensino de Ciências, e o Conhecimento da Compreensão dos Estudantes.

Biografia do Autor

Amadeu Moura Bego, Instituto de Química - Universidade Estadual Paulista - Câmpus Araraquara

Possui Licenciatura em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Tem pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP de São Paulo (2017). Atuou como Professor Visitante na Harvard Graduate School of Education no ano de 2020. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Analítica, Físico-Química e Inorgânica (QAFI) e professor do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. Atualmente é Assessor da Pró-reitoria de Graduação da Unesp. Atuou como coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-Araraquara) entre 2017 e 2021. No período de 2014 a 2018 foi coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. Em 2016 recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores. É também membro de Comitê Editorial e árbitro em várias revistas nacionais das áreas de educação e de educação em ciências, além de assessor da FAPESP e da Fundação Carlos Chagas (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Química e em Formação de professores de Química, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) parcerias público-privadas na educação; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) processos e materiais educativos na Educação em Ciências/Química. É líder da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ).

Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Câmpus Bauru

Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", campus de Bauru Departamento de educação. Atua na Licenciatura em Química e no programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência. Coordenadora do Projeto PIBID Interdisciplinar, Unesp, Bauru desde 2010. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestre em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Graduação em Química pela Faculdade Auxilium de Lins (1977), graduação em Ciências pela Universidade do Sagrado Coração (1976), graduação em Pedagogia - Hab. em Magistério de Segundo Grau pela Universidade de Franca (1980), graduação em Pedagogia - Hab. em Adm. Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Carlos de Queiroz (1988). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem, ensino por investigação, ensino de química, pesquisa em ensino, formação de professores, história e filosofia da ciência, e autocontrole da aprendizagem

Downloads

Publicado

29.06.2023

Como Citar

Alves, M., Bego, A. M., & Quijadas Aro Zuliani, S. R. . (2023). Desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo por meio da implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3204