O termo volume nos livros didáticos de Química do PNLD de 2015 e 2018

Autores

  • Guilherme Manassés Pegoraro Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanni Miraveti Carriello Universidade Federal de São Carlos
  • Jonata Rodrigues Dias Batista Universidade Federal de São Carlos
  • Karina Tiemi Inagawa Nascimento Universidade Federal de São Carlos
  • João Batista dos Santos Junior Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A palavra “volume” é apresentada por alguns autores como uma palavra polissêmica, principalmente no Ensino de Química e de Ciências, o que pode ser uma fonte de concepções alternativas e dificuldades na compreensão de conceitos químicos em que a palavra é empregada. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo a análise de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Química de 2015 e 2018 e de trabalhos originais que contribuíram para o desenvolvimento da Química, verificando como a palavra “volume” foi usada ao longo dos anos e como ela é usada atualmente, considerando a diferença entre idiomas. Foi possível notar que existe polissemia em todos os livros didáticos analisados, com a presença de diversos sentidos para o termo. Além disso, a palavra “volume” é usada nos livros didáticos para explicar conceitos em que, historicamente, não houve o uso da palavra, como por Thomson e Rutherford.

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Publicado

29.06.2023

Como Citar

Pegoraro, G. M., Carriello, G. M., Batista, J. R. D., Nascimento, K. T. I., & Santos Junior, J. B. dos. (2023). O termo volume nos livros didáticos de Química do PNLD de 2015 e 2018. Educação Química En Punto De Vista. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/3228