Nova Chamada Ensino de Literatura: Desafios para o presente

2023-11-04

Qual o papel da literatura na educação básica e superior hoje? Que espaços a literatura poderia ocupar nos currículos e nas salas de aula no Brasil atual? O que esperar do ensino de literatura e da formação de docentes na área para as próximas décadas? A presente chamada busca explorar respostas para estas perguntas tão simples quanto complexas.  

A carta à Abralic, documento elaborado por um conjunto de professores de diferentes partes do país vinculados a essa associação, apresenta o complexo retrato da situação da literatura nos espaços educacionais no Brasil hoje. Cada vez mais ausente em currículos e salas de aula, a literatura se encontra atualmente em um limbo educacional no país. Diante dessa situação concreta de apagamento, o que podemos fazer, enquanto docentes, pesquisadores, estudantes de literatura e, antes de tudo, leitores?

Assim, esperamos artigos que reflitam sobre o ensino de literatura no Brasil hoje. O dossiê pretende acolher tanto trabalhos derivados de pesquisas empíricas quanto textos de perfil mais teórico, englobando reflexões sobre a educação básica, superior, sobre a formação docente ou ainda sobre políticas voltadas à literatura. Além disso, entendendo que podemos aprender muito com as experiências de outras regiões, são bem-vindas também contribuições que reflitam sobre o ensino de literatura em outros países.

Prazo final para submissões: 15 de janeiro de 2024.

Previsão de publicação: 29 de fevereiro de 2023.

 

Responsáveis pelo número:

Profa. Dra. Débora Cota, UNILA

Profa. Dra Lívia Santos de Souza, UNILA