O Papel da Biblioteca Escolar na Sociedade da Informação: Proposituras Democráticas e Coletivas para as Bibliotecas Escolares de Rio Verde – GO

Autores

  • Leonardo Montes Montes Lopes Universidade de Rio Verde (UniRV)
  • Renata Junqueira Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Este artigo é parte do resultado de pesquisa de doutorado e apresenta o papel da biblioteca escolar e propostas para um funcionamento eficaz das bibliotecas da rede municipal de ensino de Rio Verde – GO. O mesmo tem como embasamento teórico, autores como: Abreu, Bakhtin, Campello, Silva, Zilberman, dentre outros.  O texto aponta que as bibliotecas escolares de Rio Verde necessitam de investimentos na qualificação dos professores que atuam nesses espaços, e que é importante o envolvimento da comunidade e do poder público no sentido de ampliar e fortalecer esses ambientes por meio de projetos e políticas eficazes que objetivem o acesso à leitura e a informação, além de atividades voltadas para a formação de leitores por meio de mediadores qualificados, estratégias de mediação, e a importância da coletividade entre as bibliotecas em busca da consolidação da formação leitora. O texto também aponta para a necessidade de investimentos na infraestrutura das biblioteca escolares, além da aquisição de livros e equipamentos que viabilizem o funcionamentos desses espaços com mais qualidade, com vistas na formação leitora dos frequentadores das bibliotecas, tudo em prol da coletividade e da apropriação das práticas de leitura, o que consolida e fortalece o ambiente da biblioteca escolar, na formação de leitores críticos e reflexivos.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Leitura. Proposituras.

Biografia do Autor

Leonardo Montes Montes Lopes, Universidade de Rio Verde (UniRV)

Professor da faculdade de educação da Universidade de Rio Verde.

Renata Junqueira Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora da faculdade de educação UNESP - Campus Presidente Prudente-SP

Downloads

Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Espaços da literatura na América Latina: biblioteca, escola e comunidade