O Papel da Biblioteca Escolar na Sociedade da Informação: Proposituras Democráticas e Coletivas para as Bibliotecas Escolares de Rio Verde – GO
Abstract
Este artigo é parte do resultado de pesquisa de doutorado e apresenta o papel da biblioteca escolar e propostas para um funcionamento eficaz das bibliotecas da rede municipal de ensino de Rio Verde – GO. O mesmo tem como embasamento teórico, autores como: Abreu, Bakhtin, Campello, Silva, Zilberman, dentre outros. O texto aponta que as bibliotecas escolares de Rio Verde necessitam de investimentos na qualificação dos professores que atuam nesses espaços, e que é importante o envolvimento da comunidade e do poder público no sentido de ampliar e fortalecer esses ambientes por meio de projetos e políticas eficazes que objetivem o acesso à leitura e a informação, além de atividades voltadas para a formação de leitores por meio de mediadores qualificados, estratégias de mediação, e a importância da coletividade entre as bibliotecas em busca da consolidação da formação leitora. O texto também aponta para a necessidade de investimentos na infraestrutura das biblioteca escolares, além da aquisição de livros e equipamentos que viabilizem o funcionamentos desses espaços com mais qualidade, com vistas na formação leitora dos frequentadores das bibliotecas, tudo em prol da coletividade e da apropriação das práticas de leitura, o que consolida e fortalece o ambiente da biblioteca escolar, na formação de leitores críticos e reflexivos.
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Leitura. Proposituras.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).