Uni, duni, tê, o escolhido foi você: seleção de obras literárias na educação infantil

Autores

Resumo

Pretendemos neste artigo discutir critérios necessários para a escolha de livros de Literatura Infantil para as crianças, pois acreditamos que esta seleção não pode ser aleatória, mas firmada em conhecimentos que nos ajudem a escolher obras que possam contribuir tanto com a formação do leitor literário quanto na constituição humana. Para elaborar o texto aqui apresentado realizamos pesquisas bibliográficas em autores que discutem aspectos a serem considerados na escolha dessas obras a exemplo de Linden (2018), Coelho (2000), Faria (2016), Feba e Valente (2016) entre outros. Os estudos apontam que muitos são os critérios que devem ser analisados desde as características do texto literário até as suas dimensões material, verbal e não verbal.

Biografia do Autor

Zélia Inez Lazaro Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Marília.

Professora Pedagogia na Secretaria Municipal de Educação de Marília, São Paulo.

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista  Júlio de Mesquita Filho, campus Marília. Mestre em Educação. Professora do Instituto Federal de Rondônia.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília.

Livre-Docente em Leitura e Escrita. Doutora em Educação. Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UNESP FFC- Marília (SP). E-mail: cyntiaunespmarilia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0620-4613.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Rodrigues, Z. I. L., Oliveira, A. dos S., & Girotto, C. G. G. S. (2020). Uni, duni, tê, o escolhido foi você: seleção de obras literárias na educação infantil. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 1(1), 98–114. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/2348

Edição

Seção

Espaços da literatura na América Latina: biblioteca, escola e comunidade