Uni, duni, tê, o escolhido foi você: seleção de obras literárias na educação infantil

Authors

Abstract

Pretendemos neste artigo discutir critérios necessários para a escolha de livros de Literatura Infantil para as crianças, pois acreditamos que esta seleção não pode ser aleatória, mas firmada em conhecimentos que nos ajudem a escolher obras que possam contribuir tanto com a formação do leitor literário quanto na constituição humana. Para elaborar o texto aqui apresentado realizamos pesquisas bibliográficas em autores que discutem aspectos a serem considerados na escolha dessas obras a exemplo de Linden (2018), Coelho (2000), Faria (2016), Feba e Valente (2016) entre outros. Os estudos apontam que muitos são os critérios que devem ser analisados desde as características do texto literário até as suas dimensões material, verbal e não verbal.

Author Biographies

Zélia Inez Lazaro Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Marília.

Professora Pedagogia na Secretaria Municipal de Educação de Marília, São Paulo.

Andreia dos Santos Oliveira, Instituto Federal de Rondônia.

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista  Júlio de Mesquita Filho, campus Marília. Mestre em Educação. Professora do Instituto Federal de Rondônia.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Marília.

Livre-Docente em Leitura e Escrita. Doutora em Educação. Professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação pela UNESP FFC- Marília (SP). E-mail: cyntiaunespmarilia@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0620-4613.

Published

2020-12-21

How to Cite

Rodrigues, Z. I. L., Oliveira, A. dos S., & Girotto, C. G. G. S. (2020). Uni, duni, tê, o escolhido foi você: seleção de obras literárias na educação infantil. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 1(1), 98–114. etrieved from https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/2348

Issue

Section

Espaços da literatura na América Latina: biblioteca, escola e comunidade