Mar Paraguayo: o caso da novela menor contrabandista
Palavras-chave:
Wilson Bueno, Mar Paraguayo, portunhol/portuñol, literatura latino-americana.Resumo
A pequena novela Mar paraguayo, do escritor paranaense Wilson Bueno foi publicada em 1992, pela editora Iluminuras, estando, atualmente, em sua terceira edição. Monta-se em uma trama complexa, que promove uma espécie de contrabando linguístico entre o português, o espanhol e o guarani, narrado por uma personagem que se constroi em corpo transgênero e desterritorializado, com ecos de um passado comum latino-americano. Ambientado na praia de Guaratuba, no litoral brasileiro, a narradora principal utiliza uma mescla entre oralidade e escrita, ativando suas memórias em um enredo que circula entre o amor e o delito, a imputação e a amputação. Este ensaio aborda aspectos culturais, estruturais, espaciais e linguísticos, além de localizar brevemente a gênese da escrita da novela nas publicações anteriores, de trechos, em jornal, a modo de experimentação. Nesses lugares, foram empregados alguns recursos estilísticos que o escritor irá explorar, notadamente em usos do portunhol, nos dois fragmentos que irão compor sua primeira novela, então em progresso. Em termos teóricos, são exploradas a condição da literatura menor (DELEUZE & GUATTARI, 2015), da estética neobarroca (SARDUY, 1992), das noções pós-modernas da escritura (DERRIDA, 1997) e do espaço (LYOTARD, 1996). Cabe destacar, ainda, que a novela completa em 2022 trina anos de sua publicação.
Referências
BUENO, Wilson. Mar paraguayo. Curitiba: Secretaria do Estado do Paraná. São Paulo: Iluminuras, 1992.
Mar paraguayo. Buenos Aires: tsé-tsé, 2005.
DELEUZE, Gilles. A dobra – Leibniz e o Barroco. Trad. Luiz B. L. Orlandi. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
E GUATTARI., Félix. Kafka – por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. Trad. Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 1997.
JORNAL DE CULTURA NICOLAU. Publicação Mensal: Governo do estado do Paraná. Ano 1 – números 1, 4, 6 e 12; Ano 3 – números 26 e 27; ano 7 – número 51; Ano 8 – número 54. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 1987, 1989, 1993 e 1994.
KISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Trad. Maria Carlota C. Gomes. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
LOPES NETO, João Simões de. Lendas do Sul. Porto Alegre: Globo, 1983.
LYOTARD, Jean-François. Moralidades pós-modernas. Campinas, Papirus, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).