O lugar do corpo e da poesia na sala de aula

uma experiência de leitura de "Preamar", de Neide Archanjo e "Andrômaca", de Luiza Romão

Autores

Palavras-chave:

autoria feminina, poesia contemporânea, pedagogia crítica feminista, Neide Archanjo, Luiza Romão

Resumo

O presente artigo aborda a experiência de leitura de poemas escritos por mulheres que abrangem os gêneros épico e lírico, vivenciada durante o estágio docente no 2º ano do ensino médio. Além disso, refletimos sobre como o corpo e a poesia de autoria feminina ocupam, ainda, um espaço marginalizado no ensino de literatura. Dessa forma, propomos uma abordagem oral e performática, utilizando dois poemas de autoras brasileiras: "Preamar" (1984), de Neide Archanjo, escritora paulista que enfrentou um processo de silenciamento de sua obra, e "Andrômaca" (2021), de Luiza Romão, autora reconhecida no cenário do slam. Acreditamos que uma abordagem que desafia a crença de que a mente deve prevalecer sobre o corpo em sala de aula possibilita uma leitura mais prazerosa do texto poético, contribuindo para a formação de leitores críticos e autônomos. Para fundamentar este trabalho, recorremos aos estudos de algumas pesquisadoras, entre elas, bell hooks (2017), Audre Lorde (2019) e Eliana Oliveira (2018). A partir da experiência vivida, concluímos que a leitura de poesia, calcada em uma pedagogia crítica feminista e ancorada na presença da voz e do corpo, proporciona aos estudantes um novo caminho para a apreciação do texto literário. Acreditamos, também, que introduzir a escrita de poetas contemporâneas nas aulas amplia horizontes e representa uma resistência à sociedade patriarcal e ao currículo hegemônico que reflete essa ideologia dominante.

Biografia do Autor

Tássia Tavares de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande

Referências

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Barbosa Araújo, M., & Tavares de Oliveira, T. (2024). O lugar do corpo e da poesia na sala de aula: uma experiência de leitura de "Preamar", de Neide Archanjo e "Andrômaca", de Luiza Romão. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4516

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino