O lugar do corpo e da poesia na sala de aula

uma experiência de leitura de "Preamar", de Neide Archanjo e "Andrômaca", de Luiza Romão

Autores/as

Palabras clave:

autoria feminina, poesia contemporânea, pedagogia crítica feminista, Neide Archanjo, Luiza Romão

Resumen

O presente artigo aborda a experiência de leitura de poemas escritos por mulheres que abrangem os gêneros épico e lírico, vivenciada durante o estágio docente no 2º ano do ensino médio. Além disso, refletimos sobre como o corpo e a poesia de autoria feminina ocupam, ainda, um espaço marginalizado no ensino de literatura. Dessa forma, propomos uma abordagem oral e performática, utilizando dois poemas de autoras brasileiras: "Preamar" (1984), de Neide Archanjo, escritora paulista que enfrentou um processo de silenciamento de sua obra, e "Andrômaca" (2021), de Luiza Romão, autora reconhecida no cenário do slam. Acreditamos que uma abordagem que desafia a crença de que a mente deve prevalecer sobre o corpo em sala de aula possibilita uma leitura mais prazerosa do texto poético, contribuindo para a formação de leitores críticos e autônomos. Para fundamentar este trabalho, recorremos aos estudos de algumas pesquisadoras, entre elas, bell hooks (2017), Audre Lorde (2019) e Eliana Oliveira (2018). A partir da experiência vivida, concluímos que a leitura de poesia, calcada em uma pedagogia crítica feminista e ancorada na presença da voz e do corpo, proporciona aos estudantes um novo caminho para a apreciação do texto literário. Acreditamos, também, que introduzir a escrita de poetas contemporâneas nas aulas amplia horizontes e representa uma resistência à sociedade patriarcal e ao currículo hegemônico que reflete essa ideologia dominante.

Biografía del autor/a

Tássia Tavares de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora de Literatura da Universidade Federal de Campina Grande

Citas

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Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Barbosa Araújo, M., & Tavares de Oliveira, T. (2024). O lugar do corpo e da poesia na sala de aula: uma experiência de leitura de "Preamar", de Neide Archanjo e "Andrômaca", de Luiza Romão. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4516