Ensino pré-universitário de Língua e Literatura no Peru:
entrevista com Wilfredo Zambrano Irrazábal
Palavras-chave:
pedagogia, Linguagem, Literatura, educação pré-universitária, aprendizagemResumo
Nesta entrevista, o professor pré-universitário Wilfredo Zambrano narra as estratégias que utiliza durante suas aulas. Para isso, baseia-se em um estilo particular de contar sua experiência com anedotas familiares e acadêmicas, além de mencionar os resultados que obteve ao longo de seu período de ensino. Para ele, o estudante peruano exige uma instrução consciente sobre a forma como aprendeu na escola, pois essa seria uma gênese fundamental para se adaptar à vida acadêmica pré-universitária e universitária. No entanto, isso pode ser revertido se houver um bom ditado das aulas, pelo qual se consiga o incentivo à leitura e ao estudo, como é necessário nas disciplinas de Língua e Literatura. Uma vez alcançados esses objetivos, o aluno será capaz de desenvolver suas habilidades de análise e interpretação de forma otimizada. Por fim, com esta entrevista, concluímos por compreender que o entusiasmo é muitas vezes decisivo na canalização de todo este processo de aprendizagem. É o que o mestre Wilfredo Zambrano alcançará e isso será revelado nesta conversa.
Referências
Delgado Del Aguila, J. M. (2021). Entrevista a Wilfredo Zambrano Irrazábal, docente peruano preuniversitario de Literatura y Lenguaje (video). Disponible en: <https://youtu.be/GdslxEnUDsc>. Acceso en: 8 ene. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jesús Miguel Delgado Del Aguila
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).