Ensino de literatura na disciplina de língua inglesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza.

Autores

  • Nivea Thaine Lima Arrais Lemos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Literatura, Língua inglesa, Escola pública, Ensino fundamental, Edgar Allan Poe

Resumo

RESUMO: O ensino na rede pública brasileiro apresenta muitas deficiências já conhecidas por muitos: insuficiência de recursos, desnivelamento dos alunos com suas séries, sistema de avaliação inadequado, dentre outros. Além disso, a falta de gosto pela leitura é um problema não só dos estudantes, mas de toda a população brasileira. O que não colabora muito para melhorar esse cenário é o sistema de ensino de literatura em parte das escolas, voltado para classificações de escolas literárias e informações sobre autores e estilos, desinteressantes para os jovens de maneira geral e separado de qualquer leitura do de textos literários no ambiente escolar. Cosson (2006) defende a necessidade da literatura como experiência necessária nas escolas a fim de “tornar o mundo compreensível”. De forma similar, Cândido (1988) assegura que o direito à literatura é tão básico quanto qualquer “bem incompressível” já que garante a integridade espiritual. Este artigo se propõe a, inspirado na sequência básica de Cosson em seu Letramento Literário: teoria e prática, refletir sobre a aplicação de uma sequência didática de aulas de literatura a partir do texto de O coração delator, de Edgar Allan Poe dentro das aulas de inglês em uma turma de 8º ano de uma escola da rede pública de Fortaleza. 

Palavras-chaves: literatura, língua inglesa, escola pública, ensino fundamental, Edgar Allan Poe

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. p. 177. In: __. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

JUNG, Annette. The Tell-Tale Heart. YouTube, 21 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wDLLHTdVSgU Acesso em: 30 de junho. 2023

LIGHT, Steve. Black Bird Yellow Sun. Massachusets: Candlewick Press, 2018.

OATES, Joyce Carol. A história de uma viúva. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013

POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério; prefácio de Charles Baudelaire; tradução de Cássio de Arantes Leite. O coração delator. São Paulo: Tordesilhas, 2012.

POE, Edgar Allan. The Tell-Tale Heart. 1843. Disponível em: https://poemuseum.org/the-tell-tale-heart/ Acesso em: 30 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Lima Arrais Lemos, N. T. (2024). Ensino de literatura na disciplina de língua inglesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza. Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4607

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino