Ensino de literatura na disciplina de língua inglesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza.

Autores

  • Nivea Thaine Lima Arrais Lemos Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Literatura, Língua inglesa, Escola pública, Ensino fundamental, Edgar Allan Poe

Resumo

RESUMO: O ensino na rede pública brasileiro apresenta muitas deficiências já conhecidas por muitos: insuficiência de recursos, desnivelamento dos alunos com suas séries, sistema de avaliação inadequado, dentre outros. Além disso, a falta de gosto pela leitura é um problema não só dos estudantes, mas de toda a população brasileira. O que não colabora muito para melhorar esse cenário é o sistema de ensino de literatura em parte das escolas, voltado para classificações de escolas literárias e informações sobre autores e estilos, desinteressantes para os jovens de maneira geral e separado de qualquer leitura do de textos literários no ambiente escolar. Cosson (2006) defende a necessidade da literatura como experiência necessária nas escolas a fim de “tornar o mundo compreensível”. De forma similar, Cândido (1988) assegura que o direito à literatura é tão básico quanto qualquer “bem incompressível” já que garante a integridade espiritual. Este artigo se propõe a, inspirado na sequência básica de Cosson em seu Letramento Literário: teoria e prática, refletir sobre a aplicação de uma sequência didática de aulas de literatura a partir do texto de O coração delator, de Edgar Allan Poe dentro das aulas de inglês em uma turma de 8º ano de uma escola da rede pública de Fortaleza. 

Palavras-chaves: literatura, língua inglesa, escola pública, ensino fundamental, Edgar Allan Poe

Referências

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. p. 177. In: __. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

JUNG, Annette. The Tell-Tale Heart. YouTube, 21 de agosto de 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wDLLHTdVSgU Acesso em: 30 de junho. 2023

LIGHT, Steve. Black Bird Yellow Sun. Massachusets: Candlewick Press, 2018.

OATES, Joyce Carol. A história de uma viúva. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2013

POE, Edgar Allan. Contos de imaginação e mistério; prefácio de Charles Baudelaire; tradução de Cássio de Arantes Leite. O coração delator. São Paulo: Tordesilhas, 2012.

POE, Edgar Allan. The Tell-Tale Heart. 1843. Disponível em: https://poemuseum.org/the-tell-tale-heart/ Acesso em: 30 de junho de 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

Lima Arrais Lemos, N. T. (2024). Ensino de literatura na disciplina de língua inglesa em turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Fortaleza. Frontería evista o rograma e Pós-Graduação m iteratura omparada, 4(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4607

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino