LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

o papel do professor como mediador da leitura.

Autores

  • Andréia Leal dos Santos UFT
  • Rebeca Mendes Garcia UFT

Palavras-chave:

Leitura; Mediação; Práticas de Leitura.

Resumo

RESUMO: Formar leitores fluentes é um dos principais e mais cobiçados objetivos das escolas, porque, por meio da leitura, pode-se formar sujeitos críticos e atuantes na vida social. Nesse contexto, o professor desempenha um importante papel nessa tarefa, uma vez que como mediador no processo de ensino, deve desenvolver as práticas que contribuirão para o desenvolvimento da leitura de seus alunos. O presente artigo objetiva analisar como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolve as práticas de leitura com seus alunos. O processo de formação de leitores é um dos principais pilares educacionais, visto que a leitura é fundamental para o desenvolvimento crítico, social e intelectual dos alunos. O papel do professor é crucial nesse contexto, atuando como mediador para promover práticas de leitura eficazes nos discentes.

       Como caminho metodológico para esse trabalho, optou-se pela pesquisa de campo de análise qualitativa e descritiva, considerando que a valorização do processo e análise dos fenômenos envolvidos no contexto podem ser bem mais compreendidas quando há uma interação social entre o sujeito e o pesquisador.

      Os resultados preliminares indicam que a atuação do professor como mediador é fundamental para o estímulo à leitura. Estratégias como debates, incentivo à escolha de diferentes gêneros literários e discussões sobre temas relevantes têm impacto significativo no desenvolvimento da habilidade de leitura e na formação de ser humanos críticos e participativos na sociedade.

Biografia do Autor

Rebeca Mendes Garcia, UFT

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e graduanda em Direito (UFT). Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins e ministra aulas de Língua Portuguesa e Redação na Específica de Português Entrelinhas. É autora do romance "Ainda que me custe a vida", publicado em 2021. Ademais, desenvolve pesquisas acerca de literatura e sociedade, letramento literário, literatura e direito.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Leal dos Santos, A., & Mendes Garcia, R. (2024). LEITURA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: o papel do professor como mediador da leitura . Frontería - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Literatura Comparada, 4(2). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/litcomparada/article/view/4614

Edição

Seção

Dossiê literatura e ensino