O mundo da imagem: transformação de ideias icônicas e construção de uma poética
Abstract
Este artigo aborda a imagem como faculdade icônica do homem e elemento estético de fundamental relevância para a construção de uma poética, a partir do entendimento de que tudo que o homem testemunha o faz enquanto imagem, para, em seguida, aprofundar-se no papel da imagem em sua representatividades do ser americano moderno, através da linguagem literária inaugural da América do século XX. Pautar-nos-emos, em nossa análise qualitativa e crítica, em um levantamento bibliográfico baseado, principalmente, nas concepções teórico-críticas dos seguintes autores: Cortázar (1999), Lezama Lima (1968), Pereira (2006), Rincón (2002), Souza e Campos (2016) e Villafañe (2002). Justifica-se este estudo porque a modernidade atribui nova visão concernente ao papel da imagem, a qual passa a ser fato temático e realização estilística. O imaginário visual e coletivo são compostos por metáforas, logo, é papel destes tensionar as metáforas que conduzem o pensamento comum, criadas a partir da insistência em uma determinada imagem simbólica repetitiva, fruto da rigidez das máscaras sociais hierarquizadas e engendradas pelo senso comum. O imaginário tanto estabiliza quanto desestabiliza as forças sociais, de acordo com as imagens que logrem constituí-lo. Este estudo entende, portanto, a imagem como construção discursiva e é nesta proposta de levantamento imagético que se enquadram os poetas latino-americanos do século XX, os quais relativizam as verdades tomadas como “oficiais”, solidificadoras das raízes histórico-sociais da Conquista da América, porém, ressignificadas pelo indivíduo latino-americano contemporâneo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).