As diferentes representações da mulher e da maternidade em A Família Medeiros, de Júlia Lopes de Almeida
Keywords:
Literatura escrita por mulheres, feminismo, patriarcado, maternidade, A família Medeiros.Abstract
Um dos principais objetivos da crítica literária feminista tem sido fazer o resgate da produção literária e intelectual de escritoras que tiveram as suas contribuições apagadas historicamente. É por meio desse movimento que a obra de Júlia Lopes de Almeida, escritora carioca de grande relevância para o cenário literário brasileiro no final do século XIX e início do século XX, tornou-se novamente objeto de leituras e pesquisas, principalmente no que cabe à representação das mulheres, do papel social feminino e da maternidade. A escritora apresenta em sua obra literária e jornalística reflexões importantes para a discussão do papel da mulher na sociedade e na constituição familiar de sua época. Especialmente nas obras literárias, a mulher ganha destaque, tanto pela maior quantidade e complexidade de personagens femininas, quanto pela importância que assumem na construção dos enredos. Em uma literatura majoritariamente escrita por homens, Júlia Lopes de Almeida se destaca por questionar, ainda que de modo sutil, as relações estabelecidas entre os gêneros e as imposições feitas à mulher na sociedade patriarcal de sua época. Para ilustrar como as questões anteriormente expostas se materializam na escrita da autora, analisaremos o seu romance A família Medeiros, publicado em 1893, apontando paralelos com suas obras não ficcionais Maternidade (1925) e O livro das Donas e Donzelas (1906). Para isso, nos apoiaremos teoricamente nas discussões feitas a partir da sociologia e da psicologia, em obras de autoras como Vivas (2021) e Badinter (1985), que discutem a história e a compreensão da maternidade nas diferentes épocas e sociedades.
References
ALMEIDA, Júlia Lopes de. A família Medeiros. 1 ed. São Paulo: Carambaia, 2021.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Livro das donas e donzelas. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=7554>. Acesso em 21 mai 2024.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. Maternidade. Rio de Janeiro: Editora Olivia Herdy de Cabral Peixoto, 1925. Disponível em: <https://digital.bbm.usp.br/bitstream/bbm/6993/1/45000009352_Output.o.pdf>. Acesso em 21 mai 2024.
CIXOUS, Hélène. O riso da Medusa. Trad.: Natália Guerrelus e Raísa França Bastos. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2022.
CUNHA, Washington Dener dos Santos; SILVA, Rosemaria J. Vieira da. A educação feminina do século XIX: Entre a escola e a literatura. Revista Gênero, v. 11, n. 1, p. 97-106, 2. sem 2010. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/30936>. Acesso em 24 mai 2024.
EVARISTO, Conceição. Da representação à auto-apresentação da Mulher Negra na Literatura Brasileira. Revista Palmares: Cultura afro-brasileira, n. 1, v. 1, p. 52-57, ago 2005. Disponível em: <https://www.gov.br/palmares/pt-br/midias/arquivos/revistas/revista01.pdf>. Acesso em Acesso em 21 mai 2024.
FARIAS, Ariane Avila Neto de. Nada é natural na natureza: a construção narrativa do sujeito-mãe na Literatura Brasileira Contemporânea escrita por mulheres. 233 f. Tese (Doutorado em Letras). Instituto de Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 2021. Disponível em: <https://repositorio.furg.br/handle/1/10400>. Acesso em 21 mai 2024.
VIVAS, Esther. Maternidade em disputa. in: VIVAS, Esther. Mamãe desobediente: um olhar feminista sobre a maternidade. 1ª ed. São Paulo: Timo, 2021, p. 17-121.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Emilli Prestes Silva, Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a revista. O autor é integralmente responsável pelo conteúdo do artigo e continua a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Esta não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Destaca-se, ainda, que a revista é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/).