As tensões críticas da obra teórica e literária de Conceição Evaristo:
o caso Aramides Florença
Palabras clave:
Conceição Evaristo, Maternidade, Feminismo, Corpo feminino negroResumen
Para o artigo em questão, dispomos lado a lado amostras da produção literária e teórico-crítica da escritora – e também doutora em Literatura Comparada – Conceição Evaristo. Isto nos permite traçar similitudes e desavenças entre aquilo que a mesma produz enquanto teoria e aquilo que dispõe no terreno da prática, o que nos leva à intenção final desse artigo: apresentar os desdobramentos do percurso analítico que envolveu o estudo acerca das imagens da maternidade presentes no conto “Aramides Florença”, parte integrante de Insubmissas lágrimas de mulheres, publicado, originalmente, em 2011. Na história apresentada por Evaristo, centrada nessa narrativa-mulher cujas lágrimas determinam o tom que perpassa todos os itens desse compêndio, isto é, a resiliência e iminente permanência dessas mulheres frente aos temores e terrores por elas enfrentados, encontramos Aramides em um momento pós-catástrofe, instância na qual ela é sobrevivente dos jogos violentos originados pela competição masculina e agora se permiti, enfim, ter algo que chama de seu, o filho Emildes, cujo pai nunca é nomeado. Dos múltiplos emaranhados interpretativos dessa história abre-se, portanto, um leque de discussões que atravessam áreas como da História da Literatura e da Crítica Feminista, expandindo, assim, nossa intervenção no interior desses meios, sendo possível reconhecer suas conquistas, assim como identificar suas falhas, trajeto este que deságua em uma complexa rede de (re)significações acerca da maternidade percebida pelo ponto de vista das mulheres negras.
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Derechos de autor 2024 Diego Ravarotto da Costa
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