As bases estruturantes da genética a partir de um teatro sobre a vida e a obra de Gregor Mendel (1822-1884)

Autores

  • Lucas Salvino Gontijo Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás
  • Miriany Evelin Rezende Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Mollyne Regia Dantas Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Iara Lucia Barbosa Fernandes Vieira Colégio da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundin (SEDUCE-GO)
  • Simone Sendin Moreira Guimarães Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1003

Resumo

O ensino de ciências pautado na perspectiva da História da Ciência (HC) pode contribuir para a apropriação do conhecimento científico historicamente produzido. Já os jogos teatrais contribuem para o desenvolvimento de habilidades favoráveis ao aprendizado do conteúdo científico como a concentração e a observação. Esse relato de experiência narra o desenvolvimento de uma atividade relacionada ao ensino de Genética que envolveu a abordagem histórica e a construção de uma peça teatral. A prática foi desenvolvida por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do PIBID de Biologia com uma turma de Ensino Médio de um colégio público. A atividade foi organizada da seguinte maneira: 1) Preparo Teórico; 2) Desenvolvimento (elaboração do roteiro e ensaio); 3) Apresentação; 4) Avaliação. Percebemos que os alunos da turma se envolveram com a elaboração da peça, mas apenas os alunos que a apresentaram (atuando) compreenderam mais radicalmente os conceitos básicos de genética. Para os bolsistas ID do PIBID essa atividade foi uma experiência gratificante, que mostrou as dificuldades e possibilidades do ato de educar reforçando a importância do comprometimento constante com a própria formação.

Biografia do Autor

Lucas Salvino Gontijo, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Goiás

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bolsista da UFG e Iniciação á Docência do PIBID

Miriany Evelin Rezende, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Aluno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG e Bolsista de Iniciação á Docência do PIBID

Mollyne Regia Dantas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Aluna do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFG e Bolsista de Iniciação á Docência do PIBID

Iara Lucia Barbosa Fernandes Vieira, Colégio da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundin (SEDUCE-GO)

Professora de Biologia do Colégio da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundin (SEDUCE-GO) e supervisora do PIBID de Biologia da UFG

Simone Sendin Moreira Guimarães, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Ciências Biológicas Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da  Universidade Federal de Goiás.

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: vol 3. 2º edição. Editora Moderna. 2004.

BRANDO, F. da R.; ANDRADE, M. A. B. S.; MEGLHIORATTI, F. A.; CALDEIRA, A. M. A. Contribuições da epistemologia e da história da ecologia para a formação de professores e pesquisadores. Filosofia e História da Biologia, v. 7, n. 2, p. 181-200, 2012. Disponível em: <http://www.abfhib.org/FHB/FHB-07-2/FHB-v07-n2-03.html> Acesso em 10 de dez. 2017.

BOAL, A. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

CID, M.; NETO, A. J. Dificuldades de aprendizagem e conhecimento pedagógico do conteúdo: o caso da genética. Enseñanza de las Ciencias. N. extra, p. 7002-554, 2005. Disponível em: <https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp270difapr.pdf> Acesso em 01 de Fev. 2018.

COELHO, S. A fantástica história do monge e suas ervilhas. Ciência Hoje das Crianças. ed. 288, 2010. Disponível em: <http://chc.org.br/a-fantastica-historia-do-monge-e-suas-ervilhas/> Acesso em 20 de Jan. 2018.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F; ALÍS, J. C; PRAIA, J. Para uma imagem deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125-153, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n2/01.pdf> Acesso em 20 de jan. 2018.

GIMENEZ, H. Teatro científico: uma ferramenta didática para o ensino de física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Cuiabá, MT, 2013.

HUINZIGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

SILVA JÚNIOR, C.; SASSON, S. Biologia - Volume Único. 4ª Edição. Editora: Saraiva. 2007.

LEITE, R. C. M.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A história das leis de Mendel na perspectiva Fleckiana. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.1, n. 2, p. 97-108, 2001. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/rab/_ahistoriadasleisdemendel.artigocompleto.pdf> Acesso em: 10 de dez. 2017.

LOPES, S. G. B. C. BIO 3. 1ª Edição. Editora: Saraiva. 2006.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 12, n. 3, p.164-214, 1995. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084> Acesso em: 10 de dez. 2017.

MEDINA, M.N.D. The monk in the garden: The lost and found of Gregor Mendel by Robin Marantz Henig. A book review. College Research Journal, 2011, 1(1), 48-55.

NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. e SOUZA, D. C. A busca das ideias estruturantes da biologia na história do estudo dos seres vivos no século XIX. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia Faculdade Católica de Pouso Alegre, v.8, n. 19, p. 58-88 2016. Disponível em: <http://www.theoria.com.br/edicao19/04012016RT.pdf> Acesso em: 20 de Dez. 2017.

NASCIMENTO Jr, A. F.; SOUZA, D. C.; Carneiro, M. C. O conhecimento biológico nos documentos curriculares nacionais do Ensino Médio: uma análise histórico-filosófica a partir dos estatutos da biologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.2, pp. 223 – 243, 2011. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/228/160> Acesso em: 20 de dez. 2017.

NEVES, R.N. e SANTIAGO, A.L.B. O uso dos jogos teatrais na educação: possibilidades diante do fracasso escolar. São Paulo: Papirus, 2006.

POLISELI, L; OLIVEIRA, E. F.; CHRISTOFFERSEN, M. L. O arcabouço filosófico da biologia proposto por Ernst Mayr. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 106-120, jan / jun 2013. Disponível em: Acesso em: 01 de Jan. 2018.

SARAIVA, C. C. Teatro Científico e ensino da Química. Universidade do Porto. 2007.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspec¬tiva, 1998.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Gontijo, L. S., Rezende, M. E., Dantas, M. R., Vieira, I. L. B. F., & Guimarães, S. S. M. (2018). As bases estruturantes da genética a partir de um teatro sobre a vida e a obra de Gregor Mendel (1822-1884). evista Eletrônica udus cientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1003

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências