As bases estruturantes da genética a partir de um teatro sobre a vida e a obra de Gregor Mendel (1822-1884)
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1003Resumen
O ensino de ciências pautado na perspectiva da História da Ciência (HC) pode contribuir para a apropriação do conhecimento científico historicamente produzido. Já os jogos teatrais contribuem para o desenvolvimento de habilidades favoráveis ao aprendizado do conteúdo científico como a concentração e a observação. Esse relato de experiência narra o desenvolvimento de uma atividade relacionada ao ensino de Genética que envolveu a abordagem histórica e a construção de uma peça teatral. A prática foi desenvolvida por bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do PIBID de Biologia com uma turma de Ensino Médio de um colégio público. A atividade foi organizada da seguinte maneira: 1) Preparo Teórico; 2) Desenvolvimento (elaboração do roteiro e ensaio); 3) Apresentação; 4) Avaliação. Percebemos que os alunos da turma se envolveram com a elaboração da peça, mas apenas os alunos que a apresentaram (atuando) compreenderam mais radicalmente os conceitos básicos de genética. Para os bolsistas ID do PIBID essa atividade foi uma experiência gratificante, que mostrou as dificuldades e possibilidades do ato de educar reforçando a importância do comprometimento constante com a própria formação.
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