Criatividade e autoria na produção de jogos sobre funções orgânicas por estudantes do ensino médio

Autores

  • Felipe Scholl UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166

Resumo

O artigo traz um relato de uma experiência docente com foco no desenvolvimento da criatividade em aulas de química em nível médio. Como conclusão de uma unidade de aprendizagem acerca da química orgânica, os alunos foram convidados a elaborarem jogos didáticos sobre compostos orgânicos. A atividade desenvolvida objetivou fomentar a autoria e a aplicação em sala de aula dos jogos elaborados pelos alunos. Neste artigo, busca-se analisar as situações didáticas, empegando as notas de campo, recortes ou descrições dos momentos vivenciados. Após a realização da unidade de aprendizagem, a percepção dos estudantes sobre a estratégia de produção de jogos didáticos pelos próprios alunos foi investigada mediante a aplicação de um questionário estruturado. Observou-se com essa estratégia didática que os jogos incentivam habilidades como improvisação e a criatividade, possibilitando a emergência e o entendimento conceitual em química. Por fim, entende-se que a principal contribuição desta experiência didática para o ensino da química é sugerir que o ato da criação, de autoria dos jogos é além de um forte fator motivacional, uma efetiva possibilidade de elaboração conceitual de conceitos fundamentais de química.

Biografia do Autor

Felipe Scholl, UFRGS

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Referências

ALBUQUERQUE, F. M. D. Unidade de aprendizagem: uma alternativa para professores e alunos conviverem melhor. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2006.

CAMUENDO, A. P. L. A. Impacto das experiências laboratoriais na aprendizagem dos alunos no ensino de química. São Paulo: PUC/SP - UP, 2006.

CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. São Paulo: Summus Editora, 84 p., 1984.

EICHLER, M. L.; JUNGES, F.; DEL PINO, J. C. O papel do jogo no ensino de radioatividade: os softwares Urânio-235 e Cidade do Átomo. Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, 2005.

FLEMMING, D. M. Criatividade e jogos didáticos. In: Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Recife, julho 2004. .

GALIAZZI, M. D. C. et al. Construindo caleidoscópios: organizando unidades de aprendizagem. 2ª. ed. Ijuí: Editora Unijuí, p. 65-84, 2006.

HILLESHEIM, R. A viabilidade do educar pela pesquisa a partir de uma Unidade de Aprendizagem sobre serpentes. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2006.

KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a Educação Infantil. In: KISHIMOTO, T. M; Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 4ª. ed. São Paulo, 1996.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 64 p., 2003.

LIMA, W. R.; CANEZIM, M. R. C. Utilizando a criatividade como processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física. Anais 3º CONPEF, Londrina, 2007.

MONTEIRO, M.; SANTOS, M. Psicologia-1. Lisboa: Porto Editora, 2002.

PELIZZARI, A. et al. Teoria da Aprendizagem Significativa Segundo Ausubel. Revista PEC, v. 2, n. 1, 2002. 37-42, 2002.

ROBAINA, J. V. L. Química através do lúdico: brincando e aprendendo. Canoas: Ulbra, 480 p., 2008.

ROBINSON, K. How to escape education's death valley. TED Talks Education, 2013. Disponivel em: <https://www.ted.com/talks/ken_robinson_how_to_escape_education_s_death_valley>.

SANTANA, E. M. Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. In: Anais do Seminário Nacional de Educação profissional e tecnologia, Belo Horizonte, 2008.

SCHOLL, F. E.; ARNOLDO JUNIOR, H. Ensino de surdos: uma investigação do curriculo pelo lúdico. In: Anais 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, Canoas, 20 Maio 2013. 12.

SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.

TAFFAREL, C. N. Z. Criatividade nas aulas de Educação Física. [S.l.]: Ao Livro Técnico, 1985.

TORRANCE, P. E. Pode-se ensinar criatividade? São Paulo: EPU, 1974.

Downloads

Publicado

03.09.2018

Como Citar

Scholl, F., & Eichler, M. L. (2018). Criatividade e autoria na produção de jogos sobre funções orgânicas por estudantes do ensino médio. evista Eletrônica udus cientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa