Criatividade e autoria na produção de jogos sobre funções orgânicas por estudantes do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166Resumo
O artigo traz um relato de uma experiência docente com foco no desenvolvimento da criatividade em aulas de química em nível médio. Como conclusão de uma unidade de aprendizagem acerca da química orgânica, os alunos foram convidados a elaborarem jogos didáticos sobre compostos orgânicos. A atividade desenvolvida objetivou fomentar a autoria e a aplicação em sala de aula dos jogos elaborados pelos alunos. Neste artigo, busca-se analisar as situações didáticas, empegando as notas de campo, recortes ou descrições dos momentos vivenciados. Após a realização da unidade de aprendizagem, a percepção dos estudantes sobre a estratégia de produção de jogos didáticos pelos próprios alunos foi investigada mediante a aplicação de um questionário estruturado. Observou-se com essa estratégia didática que os jogos incentivam habilidades como improvisação e a criatividade, possibilitando a emergência e o entendimento conceitual em química. Por fim, entende-se que a principal contribuição desta experiência didática para o ensino da química é sugerir que o ato da criação, de autoria dos jogos é além de um forte fator motivacional, uma efetiva possibilidade de elaboração conceitual de conceitos fundamentais de química.
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