Criatividade e autoria na produção de jogos sobre funções orgânicas por estudantes do ensino médio

Autores/as

  • Felipe Scholl UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166

Resumen

O artigo traz um relato de uma experiência docente com foco no desenvolvimento da criatividade em aulas de química em nível médio. Como conclusão de uma unidade de aprendizagem acerca da química orgânica, os alunos foram convidados a elaborarem jogos didáticos sobre compostos orgânicos. A atividade desenvolvida objetivou fomentar a autoria e a aplicação em sala de aula dos jogos elaborados pelos alunos. Neste artigo, busca-se analisar as situações didáticas, empegando as notas de campo, recortes ou descrições dos momentos vivenciados. Após a realização da unidade de aprendizagem, a percepção dos estudantes sobre a estratégia de produção de jogos didáticos pelos próprios alunos foi investigada mediante a aplicação de um questionário estruturado. Observou-se com essa estratégia didática que os jogos incentivam habilidades como improvisação e a criatividade, possibilitando a emergência e o entendimento conceitual em química. Por fim, entende-se que a principal contribuição desta experiência didática para o ensino da química é sugerir que o ato da criação, de autoria dos jogos é além de um forte fator motivacional, uma efetiva possibilidade de elaboração conceitual de conceitos fundamentais de química.

Biografía del autor/a

Felipe Scholl, UFRGS

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

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Publicado

2018-09-03

Cómo citar

Scholl, F., & Eichler, M. L. (2018). Criatividade e autoria na produção de jogos sobre funções orgânicas por estudantes do ensino médio. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(1). https://doi.org/10.30691/relus.v2i1.1166

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa