Implementação de Sequência Didática Experimental na Perspectiva da Ludicidade: Construindo saberes sobre pH

Autores

  • Suelir Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1456

Resumo

Este trabalho relata uma investigação no ensino de ciências com base em uma sequência didática construída a partir da associação entre experimentos e jogos, com a finalidade de analisar criticamente a inserção de ludicidade para auxiliar os alunos na apropriação de conteúdo. A pesquisa foi realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Codó-MA, e teve por base inicial um levantamento bibliográfico sobre trabalhos publicados que tratassem de experimentação e ludicidade. A sequência didática caracterizou-se pela inserção de um experimento associado a um jogo de cartas sobre os conteúdos de pH, acidez e basicidade. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários semiestruturados aplicado aos alunos. Os alunos não apresentaram conceitos consistentes de significados sobre os termos “ácido e básico”, bem como não souberam associar estes termos as substâncias de seu uso cotidiano. O estudo trouxe informações relevantes sobre o envolvimento e interesse dos alunos com relação ao conteúdo, mostrando que atividades desse tipo, podem contribuir para aspectos que vão além de conteúdo ministrados em sala.

Biografia do Autor

Suelir Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturasi/Biologia

Campus VII-UFMA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de ciências e Matemática-PPCEM/UFMA

Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia Química/ensino de ciências.

Referências

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Publicado

14.10.2019

Como Citar

Ferreira, S. S., Marques, C. V. V. C. O., & Marques, P. R. B. de O. (2019). Implementação de Sequência Didática Experimental na Perspectiva da Ludicidade: Construindo saberes sobre pH. evista Eletrônica udus cientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1456