Implementação de Sequência Didática Experimental na Perspectiva da Ludicidade: Construindo saberes sobre pH

Autores/as

  • Suelir Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão
  • Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1456

Resumen

Este trabalho relata uma investigação no ensino de ciências com base em uma sequência didática construída a partir da associação entre experimentos e jogos, com a finalidade de analisar criticamente a inserção de ludicidade para auxiliar os alunos na apropriação de conteúdo. A pesquisa foi realizada com alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública da rede municipal de Codó-MA, e teve por base inicial um levantamento bibliográfico sobre trabalhos publicados que tratassem de experimentação e ludicidade. A sequência didática caracterizou-se pela inserção de um experimento associado a um jogo de cartas sobre os conteúdos de pH, acidez e basicidade. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se questionários semiestruturados aplicado aos alunos. Os alunos não apresentaram conceitos consistentes de significados sobre os termos “ácido e básico”, bem como não souberam associar estes termos as substâncias de seu uso cotidiano. O estudo trouxe informações relevantes sobre o envolvimento e interesse dos alunos com relação ao conteúdo, mostrando que atividades desse tipo, podem contribuir para aspectos que vão além de conteúdo ministrados em sala.

Biografía del autor/a

Suelir Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia

Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturasi/Biologia

Campus VII-UFMA

Programa de Pós-Graduação em Ensino de ciências e Matemática-PPCEM/UFMA

Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Universidade Federal do Maranhão

Coordenação de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia Química/ensino de ciências.

Citas

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Publicado

2019-10-14

Cómo citar

Ferreira, S. S., Marques, C. V. V. C. O., & Marques, P. R. B. de O. (2019). Implementação de Sequência Didática Experimental na Perspectiva da Ludicidade: Construindo saberes sobre pH. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 3(1). https://doi.org/10.30691/relus.v3i1.1456