Explorando atividades lúdicas, experimentos e modelagem: solução para o ensino e aprendizagem de soluções?

Autores

  • Carolina Santos Bonfim Universidade Federal da Bahia
  • José Joaquim do Amaral Filho Escola Estadual Deputado Manoel Novaes

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1500

Resumo

Práticas alternativas à abordagem tradicional vêm se tornando uma realidade no ensino de Química. O lúdico na perspectiva histórico-cultural é um caminho para a elucidação de práticas inovadoras que incentivem o interesse em aprender Química. Do mesmo modo, o uso de experimentos e modelos, promovem interações sociais primordiais para a apropriação cultural. Neste trabalho, foram empreendidas ações e discussões no âmbito da ludicidade tendo como recursos a experimentação e modelagem. Neste intuito, utilizou-se os três momentos pedagógicos de Delizoicov na mediação do ensino do conteúdo de Soluções e Misturas para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual. Esta abordagem evidenciou que é possível combinar instrumentos e que atividades lúdicas, quando elaboradas com intenção pedagógica, contribuem com a aprendizagem.

Biografia do Autor

Carolina Santos Bonfim, Universidade Federal da Bahia

Licenciada e bacharela em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Tem interesse pelas seguintes áreas: Natureza da Ciência, Ludicidade e Inclusão.

José Joaquim do Amaral Filho, Escola Estadual Deputado Manoel Novaes

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professor de Química da Escola Estadual Deputado Manoel Novaes e Supervisor do PIBID/UFBA.

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Publicado

18.02.2019

Como Citar

Bonfim, C. S., & do Amaral Filho, J. J. (2019). Explorando atividades lúdicas, experimentos e modelagem: solução para o ensino e aprendizagem de soluções?. evista Eletrônica udus cientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1500

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências