Explorando atividades lúdicas, experimentos e modelagem: solução para o ensino e aprendizagem de soluções?

Authors

  • Carolina Santos Bonfim Universidade Federal da Bahia
  • José Joaquim do Amaral Filho Escola Estadual Deputado Manoel Novaes

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1500

Abstract

Práticas alternativas à abordagem tradicional vêm se tornando uma realidade no ensino de Química. O lúdico na perspectiva histórico-cultural é um caminho para a elucidação de práticas inovadoras que incentivem o interesse em aprender Química. Do mesmo modo, o uso de experimentos e modelos, promovem interações sociais primordiais para a apropriação cultural. Neste trabalho, foram empreendidas ações e discussões no âmbito da ludicidade tendo como recursos a experimentação e modelagem. Neste intuito, utilizou-se os três momentos pedagógicos de Delizoicov na mediação do ensino do conteúdo de Soluções e Misturas para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual. Esta abordagem evidenciou que é possível combinar instrumentos e que atividades lúdicas, quando elaboradas com intenção pedagógica, contribuem com a aprendizagem.

Author Biographies

Carolina Santos Bonfim, Universidade Federal da Bahia

Licenciada e bacharela em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Tem interesse pelas seguintes áreas: Natureza da Ciência, Ludicidade e Inclusão.

José Joaquim do Amaral Filho, Escola Estadual Deputado Manoel Novaes

Licenciado em Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Professor de Química da Escola Estadual Deputado Manoel Novaes e Supervisor do PIBID/UFBA.

References

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ - Ensino Médio - Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

DELIZOICOV, D.; JOSÉ, A. A.; MARTA, M. P. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 368 p. 2011.

GIARDINETTO, J. R. B.; MARIANI, J. M. O Lúdico no Ensino da Matemática na Perspectiva Vigotskiana no Desenvolvimento Infantil. In: ARCE, A.; MARTINS, L. M. (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

HODSON, D. Philosophy of Science, Science and Science Education. Studies in Science Education, v. 12, n. 1, p. 25-57, 1985.

HODSON, D. Experimentos na Ciência e no Ensino de Ciências. Tradução de Paulo A. Porto. Educational Philosophy and Theory, v. 20, p. 53-66, 1988.

JOHNSTONE, A. H. Macro and micro-chemistry. The School Science Review, v. 64, n.2, p. 377-379, 1982.

JOHNSTONE, A. H. The Development of Chemistry Teaching: A changing response to changing demand. Journal of Chemical Education, v. 70, n. 9, p. 701, 1993.

JUSTI, R. Modelos e Modelagem no Ensino da Química. In: SANTOS, W.L.P. & MALDANER, O.A. Ensino de Química em Foco. 1ª ed. Ijuí, SC: Unijuí, p. 211, 2010.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo, SP: Cortez Editora, p. 208, 1996.

LEITE, G. O. Coletânea Científica. Salvador, BA: Editora Junior, p. 298, 1999.

LOBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de Química. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 430-434, 2012.

MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29, 2006, Caxambu, MG. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ANPED, 2006.

MELO, M. S. A Transição entre os Níveis – Macroscópico, Submicroscópico e Representacional – uma Proposta Metodológica. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

MESSEDER-NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p.360-368, 2016.

MOZZER, N. B.; QUEIROZ, A. S.; JUSTI, R. S. Proposta de Ensino para introdução ao tema Interações Moleculares via Modelagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6, 2007, Florianópolis, SC. Anais...Florianópolis, SC: ABRAPEC, 2007.

PRESTES, Z. R. QUANDO NÃO É QUASE A MESMA COISA. Análise de traduções de Lev Semionovitch Vigostki no Brasil. Repercussões no campo Educacional. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educacação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SANTOS, W.; MÓL, G. Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais. 3ª ed. v. 2. São Paulo: Nova Geração, 320 p., 2010.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. 2004, 218 f. Tese (Doutorado em Ciências Exatas e da Terra), Programa de Pós-Graduação em Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal da São Carlos, São Carlos, 2004.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química. 2ª ed. Goiânia, GO: Kelps, p. 196, 2013.

TASSONI, E. C. M. Afetividade e produção escrita: a mediação do professor em sala de aula. 233 f. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Tradução de Paulo Bezerra. 4ª ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, p. 80, 1994.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 491, 2001a.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, p. 576, 2001b.

VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A., R.; LEONTIEV, A. N. Tradução de Maria da P. Villalobos. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11ª ed. São Paulo, SP: Ícone, p. 191, 2012.

WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

WARTHA, E. J.; REZENDE, D. B. A elaboração conceitual em química orgânica na perspectiva da semiótica Peirceana. Ciência e Educação, v. 21, n. 1, p. 49-64, 2015.

Published

2019-02-18

How to Cite

Bonfim, C. S., & do Amaral Filho, J. J. (2019). Explorando atividades lúdicas, experimentos e modelagem: solução para o ensino e aprendizagem de soluções?. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 2(2). https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1500

Issue

Section

Relatos de Pesquisa ou de Experiências