A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO/ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO
Resumo
A Química muitas vezes se torna complexa e abstrata para os estudantes da educação básica devido ao excesso de conteúdo abordado e pela forma que eles são apresentados pelos professores. Assim, faz-se necessário a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem capazes de discutir os conceitos científicos e avaliar a aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma História em Quadrinhos (HQs), que aliada ao referencial Piagetiano, auxiliou tanto na avaliação, quanto no ensino de conceitos químicos de forma contextualizada para estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma instituição pública. A partir da aplicação da HQ, verificou-se a partir do referencial adotado como o assunto abordado estava presente na estrutura cognitiva dos estudantes, possibilitando ao professor realizar as eventuais intervenções acerca dos conteúdos assimilados erroneamente, bem como aproximou a Química do cotidiano dos estudantes. Desta forma, a proposta desenvolvida mostrou-se importante tanto no sentido de avaliar a aprendizagem quanto para ensinar conceitos Químicos e aproximar a disciplina da vida dos estudantes.
Referências
AGUIAR JÚNIOR, O. As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 72-91, 1999.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2010.
CAMPOS, C. C. O. Quadrinhos e o Incentivo à leitura. Monografia (Faculdade de Ciência da Informação). Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.
FERREIRA, H. C. A Teoria Piagetiana da Equilibração e as Suas Consequências Educacionais. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2003.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 87 p.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NEVES, S. C. A História em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Palmas, 2012.
PIAGET, J. Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
REZENDE, F. A. de M. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V Epistemológico de Gowin. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
REZENDE, F. A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem na perspectiva do V Epistemológico de Gowin. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, 2019.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2015.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).