A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO/ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO

Autores

  • Felipe Augusto de Mello Rezende Universidade Federal de Goiás
  • Grazielle Alves dos Santos Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
  • Sidimar Soares da Silva Filho Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
  • Eliaquim de Araújo Ferreira Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Resumo

A Química muitas vezes se torna complexa e abstrata para os estudantes da educação básica devido ao excesso de conteúdo abordado e pela forma que eles são apresentados pelos professores. Assim, faz-se necessário a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem capazes de discutir os conceitos científicos e avaliar a aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma História em Quadrinhos (HQs), que aliada ao referencial Piagetiano, auxiliou tanto na avaliação, quanto no ensino de conceitos químicos de forma contextualizada para estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma instituição pública. A partir da aplicação da HQ, verificou-se a partir do referencial adotado como o assunto abordado estava presente na estrutura cognitiva dos estudantes, possibilitando ao professor realizar as eventuais intervenções acerca dos conteúdos assimilados erroneamente, bem como aproximou a Química do cotidiano dos estudantes. Desta forma, a proposta desenvolvida mostrou-se importante tanto no sentido de avaliar a aprendizagem quanto para ensinar conceitos Químicos e aproximar a disciplina da vida dos estudantes.

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pelo Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, meste e doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás.

Grazielle Alves dos Santos, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Licenciada em Química pela Universidade Católica de Goiás, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília. Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Sidimar Soares da Silva Filho, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Licenciando em Química pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Eliaquim de Araújo Ferreira, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Licenciando em Química pelo Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Referências

AGUIAR JÚNIOR, O. As três formas da equilibração: análise do material didático de um curso de eletricidade básica. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 72-91, 1999.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 2010.

CAMPOS, C. C. O. Quadrinhos e o Incentivo à leitura. Monografia (Faculdade de Ciência da Informação). Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

CUNHA, M. V. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2008.

FERREIRA, H. C. A Teoria Piagetiana da Equilibração e as Suas Consequências Educacionais. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2003.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 47. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 87 p.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NEVES, S. C. A História em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. Palmas, 2012.

PIAGET, J. Relações entre a Afetividade e a Inteligência no Desenvolvimento Mental da Criança. Tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

REZENDE, F. A. de M. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ ausência de teorias de ensino e aprendizagem à luz do V Epistemológico de Gowin. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

REZENDE, F. A. M.; SOARES, M. H. F. B. Jogos no ensino de Química: um estudo sobre a presença/ausência de teorias de ensino e aprendizagem na perspectiva do V Epistemológico de Gowin. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, 2019.

SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. 2. ed. Goiânia: Kelps, 2015.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na Educação. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

01.12.2020

Como Citar

Rezende, F. A. de M., Santos, G. A. dos, Silva Filho, S. S. da, & Ferreira, E. de A. (2020). A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO/ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO. evista Eletrônica udus cientiae, 4(1), 16. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2135

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa