A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS UTILIZANDO A FERRAMENTA PIXTON: UMA ALTERNATIVA PARA AVALIAÇÃO/ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DO REFERENCIAL PIAGETIANO
Abstract
A Química muitas vezes se torna complexa e abstrata para os estudantes da educação básica devido ao excesso de conteúdo abordado e pela forma que eles são apresentados pelos professores. Assim, faz-se necessário a utilização de metodologias de ensino e aprendizagem capazes de discutir os conceitos científicos e avaliar a aprendizagem. Nesse sentido, desenvolveu-se uma História em Quadrinhos (HQs), que aliada ao referencial Piagetiano, auxiliou tanto na avaliação, quanto no ensino de conceitos químicos de forma contextualizada para estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma instituição pública. A partir da aplicação da HQ, verificou-se a partir do referencial adotado como o assunto abordado estava presente na estrutura cognitiva dos estudantes, possibilitando ao professor realizar as eventuais intervenções acerca dos conteúdos assimilados erroneamente, bem como aproximou a Química do cotidiano dos estudantes. Desta forma, a proposta desenvolvida mostrou-se importante tanto no sentido de avaliar a aprendizagem quanto para ensinar conceitos Químicos e aproximar a disciplina da vida dos estudantes.
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