MINEROPÓLIO: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ELEMENTOS QUÍMICOS

Autores

  • Fernanda Luiza de Faria Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduarda Giese
  • José Wilmo da Cruz Júnior Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Mineropólio. Elencamos as diretrizes que alavancaram sua idealização e o contexto que levou a sua construção, embasados na temática da mineração no Brasil e o Ensino da Química. Em uma breve revisão de literatura sustentamos as bases que orientam esse trabalho envolto em Mineração no Brasil; Abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Jogo didático. As etapas da elaboração do jogo e aplicação foram detalhadas neste artigo de forma a inspirar outros professores. O Mineropólio foi validado em uma turma de Química Inorgânica I e aplicado em duas turmas de primeiro ano do ensino médio público. O jogo apontou como possibilidades a contextualização do ensino de elementos químicos, além de discussões que permeiam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tanto na perspectiva econômica quanto ambiental. Após a aplicação do jogo, os estudantes se inspiraram neste recurso didático e construíram novas cartas a partir de suas próprias pesquisas, trazendo uma nova abordagem para o jogo Mineropólio.

Biografia do Autor

Fernanda Luiza de Faria, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do quadro permanente da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Ciências Exatas e Educação do Campus Blumenau. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado e Doutorado em Química, área de concentração em Educação Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É vice-líder do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ intitulado Observatório de Práticas Curriculares, relacionando os campos do Currículo, Formação Docente e Tecnologias. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em História da Ciência. Tem experiência na área de Ensino de Química. Linhas de pesquisa de interesse: Estratégias de Ensino Diferenciadas no contexto da Educação Básica, Pedagogias Diferenciadas, A abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental, História da Ciência e Ensino.

Eduarda Giese

Atuo como professora de Química na rede de ensino básica e pública de Santa Catarina. Formação em técnico em Química pelo SENAI/SC - Jaraguá do Sul, possuo experiência na área de controle e Qualidade na Duas Rodas Ind. Última formação: Licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2018. Linhas de pesquisa de interesse: Ensino de Química; Jogos na Educação Básica; Abordagem do conteúdo químico no Ensino Fundamental; Ensino com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação especial; História da Ciência e Ensino.

José Wilmo da Cruz Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Alfenas (2007), mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e doutor em Ciências, área de concentração: Química Inorgânica, pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atualmente é Professor Adjunto A1 na Universidade Federal de Santa Catarina ? Campus Blumenau. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: determinação estrutural de compostos de coordenação, bioinorgânica (desenvolvimento de fármacos inorgânicos e de modelos miméticos de metaloenzimas), catálise homogênea, cinética e eletroanalítica.

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Faria, F. L. de, Giese, E., & Júnior, J. W. da C. (2020). MINEROPÓLIO: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ELEMENTOS QUÍMICOS. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(1), 18. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2226

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências