MINEROPÓLIO: A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ELEMENTOS QUÍMICOS
Abstract
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Mineropólio. Elencamos as diretrizes que alavancaram sua idealização e o contexto que levou a sua construção, embasados na temática da mineração no Brasil e o Ensino da Química. Em uma breve revisão de literatura sustentamos as bases que orientam esse trabalho envolto em Mineração no Brasil; Abordagem da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e Jogo didático. As etapas da elaboração do jogo e aplicação foram detalhadas neste artigo de forma a inspirar outros professores. O Mineropólio foi validado em uma turma de Química Inorgânica I e aplicado em duas turmas de primeiro ano do ensino médio público. O jogo apontou como possibilidades a contextualização do ensino de elementos químicos, além de discussões que permeiam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, tanto na perspectiva econômica quanto ambiental. Após a aplicação do jogo, os estudantes se inspiraram neste recurso didático e construíram novas cartas a partir de suas próprias pesquisas, trazendo uma nova abordagem para o jogo Mineropólio.
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