ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRAIS

Autores

Resumo

O presente artigo traz uma análise do uso da contação de história no ensino-aprendizagem de ciências, trabalhando com os conhecimentos científicos para Pessoa com Deficiência. Nesse sentido, optamos pelos estudos Chassot (2002 e 2018) que trata da alfabetização científica para o contexto do ensino-aprendizagem de ciências; Vygotsky (2012) que pondera questões importantes relacionadas ao desenvolvimento da PcD; Zumthor (1997; 2018), Abramovich (2008) e Sisto (2007) que discorrem acerca da performance do contar histórias. A metodologia se baseou na pesquisa-ação (Tripp, 2005), envolvendo uma professora de uma instituição especializada no atendimento educacional especializado e quatro alunos, sendo um Síndrome de Down, dois alunos DI e um aluno autistas, todos da faixa etária entre 6 e 9 anos de idade, com etapas de seleção da temática do ensino de ciências, construção de narrativa inédita, de recursos pedagógicos e desenvolvimento das atividades com os estudantes. Os resultados evidenciam que a utilização da contação e do recontar de histórias potencializa a interação dialógica entre os sujeitos, favorecendo o processo ensino-aprendizagem de ciências da PcD.

Biografia do Autor

Helen do Socorro Rodrigues Dias, Instituto de Educação Matemática e Cientifica - IEMCI - UFPA

Helen do Socorro Rodrigues Dias é doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA). Possui Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI/UFPA (2019). Professora Classe II da Secretaria do Estado de Educação do Pará, lotada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/Belém. Especialista em Educação Especial na perspectiva da inclusão pela Faculdade Integrada Ipiranga (2014). Especialista em Informática educativa pela Faculdade Integrada Ipiranga (2012). Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2011).

Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues, Instituto de Educação Matemática e Cientifica - IEMCI - UFPA

Doutora em Educação (linha Educação, Cultura e Sociedade (PPGED- UFPA), Mestre em Linguística (PPGL-UFPA) e Especialista em Língua Portuguesa: uma abordagem textual (UFPA). Graduação em Letras- Língua Portuguesa (UFPA). Possui experiência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Formação inicial e continuada de professores, coordenação de Pós-Graduação em Letras (Lato Sensu) e Estágios de Docência. Atualmente, é Professora-Adjunto IV da Universidade Federal do Pará (Belém), lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)- Teoria e prática da Alfabetização. É docente do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), na linha de Ensino/aprendizagem, do Mestrado Profissional- ProfLetras/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC-UFPA). Trabalha com as seguintes temáticas: - Novas Tecnologias e ensino de Língua Materna, Letramento docente, Neuroeducação e Práticas pedagógicas Decoloniais no ensino de língua portuguesa. É líder do grupo de estudo e pesquisa sobre Alfabetização, letramentos e práticas docentes na Amazônia (CNPq).

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Dias, H. do S. R., & Rodrigues, I. C. F. dos S. (2020). ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRAIS. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(1), 17. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2252

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa