ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E PRÁTICAS NA INCLUSÃO A PARTIR DA CONTAÇÃO DE HISTÓRAIS
Abstract
O presente artigo traz uma análise do uso da contação de história no ensino-aprendizagem de ciências, trabalhando com os conhecimentos científicos para Pessoa com Deficiência. Nesse sentido, optamos pelos estudos Chassot (2002 e 2018) que trata da alfabetização científica para o contexto do ensino-aprendizagem de ciências; Vygotsky (2012) que pondera questões importantes relacionadas ao desenvolvimento da PcD; Zumthor (1997; 2018), Abramovich (2008) e Sisto (2007) que discorrem acerca da performance do contar histórias. A metodologia se baseou na pesquisa-ação (Tripp, 2005), envolvendo uma professora de uma instituição especializada no atendimento educacional especializado e quatro alunos, sendo um Síndrome de Down, dois alunos DI e um aluno autistas, todos da faixa etária entre 6 e 9 anos de idade, com etapas de seleção da temática do ensino de ciências, construção de narrativa inédita, de recursos pedagógicos e desenvolvimento das atividades com os estudantes. Os resultados evidenciam que a utilização da contação e do recontar de histórias potencializa a interação dialógica entre os sujeitos, favorecendo o processo ensino-aprendizagem de ciências da PcD.
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