GINCANA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA AS AULAS DE QUÍMICA

Autores

Resumo

O desinteresse e a falta de motivação dos estudantes pelo ensino de Química podem interferir profundamente no processo de aprendizagem. À vista disso, o presente trabalho propõe estratégias alternativas para as aulas de Química. Realizou-se a elaboração de três jogos didáticos, no formato de uma gincana, abordando o conteúdo das funções inorgânicas, utilizando materiais simples e acessíveis. Além disso, relatou-se a aplicação, avaliação e validação da gincana como jogo didático com alunos do ensino médio. Foram feitas análises e interpretações das observações e dos questionários aplicados durante o desenvolvimento das ações, no qual foi possível identificar as percepções dos alunos frente a atividade desenvolvida. A gincana proposta agradou aos alunos, se mostrando uma alternativa viável para as aulas de Química, além de ter sido validada como jogo didático.

Biografia do Autor

Adriana Toshie Okagawa Silva, Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Luziânia

Diego Arantes Teixeira Pires, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)

Departamento de Áreas Acadêmicas. 

Área: Química

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Química pela Universidade de Brasília.  

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Silva, A. T. O., & Pires, D. A. T. (2020). GINCANA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA AS AULAS DE QUÍMICA. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(1), 17. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2270

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências