IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE ALIMENTAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AUTOFORMAÇÃO

Autores

Resumo

Criamos o jogo didático “Composição Aprendiz” com a intenção de motivar licenciandos a estudarem sobre a composição de alimentos industrializados. Relatamos, no presente artigo, uma pesquisa autoformativa, que apresenta nossas justificativas para a produção do jogo, o percurso de sua criação, seus objetivos e regras. Além disso, refletimos sobre nossas aprendizagens a respeito do tema alimentação e seu ensino, destacamos o papel da imaginação na construção do recurso didático e as possibilidades de continuar desenvolvendo esta versão do jogo, a partir da análise de suas primeiras utilizações pedagógicas. Jogamos o jogo com uma turma de licenciandos e outra de pós-graduandos. Os (futuros)professores reconheceram que o jogo os fez aprender sobre a composição dos alimentos e os motivou para novas aprendizagens. Também avaliaram a experiência inspiradora para a criação de seus próprios jogos. Consideramos que estes resultados vão ao encontro de recomendações da literatura no sentido de estimular a imaginação de (futuros)professores, abrindo espaço para sua presença mais intensa na escola.

Biografia do Autor

Andrela Garibaldi Loureiro Parente, Universidade Federal do Pará

Licenciada plena em Química - UFPA

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática - IEMCI - UFPA

Doutora em Educação para a Ciência - Faculdade de Ciências - UNESP-BAURU

Professora Adjunta IV Universidade Federal do Pará, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica.

José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará - UFPA Instituto de Eduação Matemática e Científica - IEMCI

Bacharel em Psicologia (UFPA)

Mestre em Edcuação Especial (UFSCAR)

Doutor em Psicologia (USP)

Professor titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Parente, A. G. L., & Alves, J. M. (2020). IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE ALIMENTAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AUTOFORMAÇÃO. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 4(1), 14. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/2285

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa