IMAGINAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE ALIMENTAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AUTOFORMAÇÃO
Abstract
Criamos o jogo didático “Composição Aprendiz” com a intenção de motivar licenciandos a estudarem sobre a composição de alimentos industrializados. Relatamos, no presente artigo, uma pesquisa autoformativa, que apresenta nossas justificativas para a produção do jogo, o percurso de sua criação, seus objetivos e regras. Além disso, refletimos sobre nossas aprendizagens a respeito do tema alimentação e seu ensino, destacamos o papel da imaginação na construção do recurso didático e as possibilidades de continuar desenvolvendo esta versão do jogo, a partir da análise de suas primeiras utilizações pedagógicas. Jogamos o jogo com uma turma de licenciandos e outra de pós-graduandos. Os (futuros)professores reconheceram que o jogo os fez aprender sobre a composição dos alimentos e os motivou para novas aprendizagens. Também avaliaram a experiência inspiradora para a criação de seus próprios jogos. Consideramos que estes resultados vão ao encontro de recomendações da literatura no sentido de estimular a imaginação de (futuros)professores, abrindo espaço para sua presença mais intensa na escola.
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