Super-heróis de histórias em quadrinhos e divulgação científica sobre física

Autores

Resumo

Este artigo investiga algumas potencialidades didáticas do uso de histórias em quadrinhos com super-heróis em atividades de divulgação científica para trabalhar com conceitos científicos em um contexto educacional. O seu principal objetivo é analisar as formas pelas quais os quadrinhos podem ser utilizados como recurso didático para o ensino de física. Foi feita uma ampla revisão bibliográfica da literatura científica sobre o tema em teses de doutoramento, em dissertações de mestrado, em livros, em artigos de revistas especializadas e em trabalhos apresentados em congressos acadêmicos. Durante esta pesquisa foram estruturadas atividades de divulgação científica sobre conceitos de física associados às características de alguns super-heróis das histórias em quadrinhos; elas foram então realizadas junto a alunos de ensino médio de algumas escolas públicas do litoral norte paulista. As respostas dadas pelos alunos presentes a um questionário ajudaram a compreender melhor questões relacionadas ao uso de histórias em quadrinhos na educação. Os alunos, em suas respostas, se manifestaram de modo otimista acerca do uso das histórias em quadrinhos no ensino de física.

Biografia do Autor

Rafael Honório Morais de Oliveira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Caraguatatuba

Estudante de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).
Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).
Mestre em Física pela USP (1988).
Doutor em Física pela USP (1996).
Docente na condição de professor titular do IFSP-Caraguatatuba.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências