RPG Last Chance of Earth: análises dos processos imaginativos no desafio sobre a acidez de compostos orgânicos

Analysis of imaginative processes in the challenge of the acidity of organic compounds

Autores

Resumo

Percebe-se pela análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem se tornou o interesse dos estudantes, por isso, os professores clamaram por diferentes ferramentas. Assim, surgem os jogos educativos formais com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para a aprendizagem. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória no desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas no ensino, que às vezes não são alcançadas tradicionalmente. Sendo assim, nesta pesquisa, foi aplicada a aventura de RPG Last Chance of Earth e analisada a percepção dos estudantes no ensino superior sobre acidez de compostos orgânicos pela ótica do “looping imaginário”, no qual foi investigado e categorizado a partir das falas dos estudantes expostas na aventura de RPG.

Biografia do Autor

Flávio Vinícius Viana de Holanda, Universidade Federal de Pernambuco - CAA

Flávio Vinícius Viana de Holanda é professor bilíngue da Educação Básica na rede privada de ensino em Recife-PE. Graduado em Química-Licenciatura e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco no Campus Agreste.

Eduardo Luiz Dias Cavalcanti, Universidade de Brasília

Eduardo Luiz Dias Cavalcanti é professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília, coordenador do PIBID, professor dos programas de pós-graduação: educação em ciências da UnB e educação em ciências e matemática da UFPE é líder do grupo de pesquisa ludeq.

Ricardo Lima Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco - CAA

Professor da área de Química Orgânica do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE. Desenvolve trabalhos em ensino de química na área de experimentação e desenvolvimento de jogos educacionais, além de pesquisa com indicadores naturais (antocianinas), sol-gel e PVA.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Viana de Holanda, F. V., Dias Cavalcanti, E. L., & Lima Guimarães, R. (2022). RPG Last Chance of Earth: análises dos processos imaginativos no desafio sobre a acidez de compostos orgânicos: Analysis of imaginative processes in the challenge of the acidity of organic compounds. evista Eletrônica udus cientiae, 6(Contínuo). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3886