SegurLab 2D, um jogo educacional digital sobre segurança no laboratório químico: estudos de desenvolvimento e avaliação

Autores

Resumo

Neste artigo apresentamos resultados de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico na elaboração do produto minimamente viável de um jogo digital educacional para o ensino e a aprendizagem de símbolos e regras de segurança no laboratório de química. Nesse sentido, apresentamos dois estudos de pré-produção, a partir dos quais emergiram situações de risco para a segurança no laboratório, que foram descritas e ilustradas nas atividades do jogo digital educacional. A seguir, indicamos e justificamos algumas decisões técnicas adotadas durante a implementação do jogo digital educacional. Por fim, mostramos resultados de uma avaliação de usabilidade do produto minimamente viável, que demonstrou a pertinência do recurso didático para aulas de segurança no laboratório químico.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (UFRGS), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS/UFSM/FURG) e pesquisador da Área de Educação Química. As suas atividades de pesquisa e de inovação estão relacionadas com a disseminação das tecnologias de informação e comunicação na educação científica e tecnológica. Também tem interesse pela tematização e atualização do projeto de pesquisa de Jean Piaget. Possui experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia genética, psicologia ambiental, didática das ciências, informática educativa e formação de professores.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Eichler, M. L., Goulart da Cunha, S., dos Casaes Belo, R., Krug Wives, L., & Ribeiro Gonzaga, G. (2023). SegurLab 2D, um jogo educacional digital sobre segurança no laboratório químico: estudos de desenvolvimento e avaliação. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4118

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa