Cientistas negras nos quadrinhos: ciência, colonização e afrofuturismo em Shuri, Riri Williams e Tilda Johnson

Autores

Resumo

Os quadrinhos são produtos culturais de elevada importância para a Educação em Ciências, seja como ponto de partida para alguma ação pedagógica específica, seja como elemento da cultura que comunica sobre ciência. Em muitas narrativas de super-heróis, super-heroínas e vilões, a ciência está presente em superpoderes, práticas e discursos. Alguns desses heróis e heroínas são cientistas profissionais e seguem um padrão representacional, porém, poucas são mulheres cientistas negras, fato que reflete uma ausência histórica simbólica nas narrativas. Esse artigo tem como objetivo analisar os discursos científicos, os atravessamentos coloniais e os elementos afrofuturistas presentes em histórias em quadrinhos das personagens Shuri, Riri Williams e Tilda Johnson, mulheres negras e cientistas. A pesquisa demonstrou a presença de estereótipos ligados a um perfil desumanizante nas tramas, mas também houve mudanças significativas nas temáticas e representações das cientistas, que contribuem não só para o questionamento sobre a presença de elementos científicos críticos e responsáveis socialmente em produtos culturais, mas também reforçam a importância da reflexão e pesquisa sobre raça, gênero e ciência.   

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Sobrinho dos Santos, A., & Nascimento dos Santos, P. (2023). Cientistas negras nos quadrinhos: ciência, colonização e afrofuturismo em Shuri, Riri Williams e Tilda Johnson. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4322

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa