Explorando os fatores preditivos da afetividade em um Jogo de Realidade Alternativa: o caso ‘renegado científico’

Autores

Resumo

Este estudo investiga os fatores preditivos da afetividade no aprendizado científico por meio do Jogo de Realidade Alternativa "Renegado Científico". O seu foco foi compreender como os elementos afetivos influenciam a motivação e o engajamento dos professores no processo educacional. Para tanto, empregando uma metodologia qualitativa e exploratória, realizamos uma pesquisa que envolveu a participação de 41 educadores de ciências naturais no Brasil. Utilizamos o WhatsApp para coleta dos dados que foram analisados pela Análise Temática. Os resultados demonstram que experiências afetivas positivas geradas pelo jogo podem contribuir significativamente para enriquecer ambientes de aprendizagem e aprimorar práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Lucas Muller Ribeiro Viana, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP)

É Graduado (Licenciatura) em Ciências Exatas - Química pela Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado de Jandaia do Sul - PR. Foi bolsista nos projetos de Extensão Universitária: Revitalizando espaços e práticas do ensino de ciências e matemática nas escolas públicas e, ExataMente: ações educativas e formação de professores em ciências exatas. Atuou também como monitor das disciplinas de Química l (Geral) e Química lll (Orgânica), além de membro do Centro Acadêmico (CALEx) e representante discente no colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (PPGECM - UFPR) e membro do Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências - NuDPEQ. Atualmente, é Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo (SEDUC/SP).

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Graduada em Química Industrial pela universidade Federal da Paraíba e licenciada em Química pela mesma Universidade. Mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela CAPES e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Problematização para o ensino de Ciências; Instrumentação para o Ensino da Química; História da Química; Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem da Química; Inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o ensino de Ciências; Uso de m-learning para o ensino das Ciências; Formação de Professores de Ciências, entre outras.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Muller Ribeiro Viana, L., & Cleophas, M. das G. (2023). Explorando os fatores preditivos da afetividade em um Jogo de Realidade Alternativa: o caso ‘renegado científico’. evista Eletrônica udus cientiae, 7. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4588

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências