Objetos do Jogo: de uma proposta de classificação à prática docente
Resumo
A presente pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o objetivo de definir parâmetros para orientar o planejamento de jogos educativos (JE) no contexto do Ensino de Química. A questão dos objetos do jogo refere-se a um dos parâmetros selecionados para elucidação de JE’s, o qual é o foco de discussão deste artigo. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e a metodologia aplicada consiste na Revisão de Literatura. Embasado em concepções da Psicologia Histórico-Cultural, elaborou-se uma classificação para os objetos utilizados em JE’s, com o intuito de demonstrar que os recursos inseridos na proposta do jogo influenciam, de maneira distinta, o processo de aprendizagem. O resultado foi a construção de três categorias: objeto lúdico, pedagógico e lúdico-pedagógico. Para além da classificação, discute-se seu emprego na prática docente, conscientizando-o das potencialidades de suas próprias criações educativas lúdicas.
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