Objetos do Jogo: de uma proposta de classificação à prática docente

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Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o objetivo de definir parâmetros para orientar o planejamento de jogos educativos (JE) no contexto do Ensino de Química. A questão dos objetos do jogo refere-se a um dos parâmetros selecionados para elucidação de JE’s, o qual é o foco de discussão deste artigo. Este estudo tem uma abordagem qualitativa e a metodologia aplicada consiste na Revisão de Literatura. Embasado em concepções da Psicologia Histórico-Cultural, elaborou-se uma classificação para os objetos utilizados em JE’s, com o intuito de demonstrar que os recursos inseridos na proposta do jogo influenciam, de maneira distinta, o processo de aprendizagem. O resultado foi a construção de três categorias: objeto lúdico, pedagógico e lúdico-pedagógico. Para além da classificação, discute-se seu emprego na prática docente, conscientizando-o das potencialidades de suas próprias criações educativas lúdicas.

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Publicado

15.10.2024

Como Citar

Tavares, F. D., & de Souza, A. R. (2024). Objetos do Jogo: de uma proposta de classificação à prática docente. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 100–121. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4667