Narrativas de Crisis Ambiental en Chrono Cross: colonialismo, conflicto inter especies e injusticia ambiental
Settler Colonialism, Interspecies Conflicts and Environmental Injustice
Resumo
Este ensaio examina narrativas de injustiça ambiental por meio de representações do colonialismo interno e exploração de recursos, tendo o jogo digital Chrono Cross como estudo de caso. Procuramos demonstrar como narrativas de crise ambiental podem ser mobilizadas por desenvolvedores para conscientização pública dos impactos desse processo em diversas frentes: da extinção de espécies à violação de povos indígenas. Além disso, investigamos as mecânicas do jogo - especialmente aquelas relacionadas a conflitos interespécies e coleta de recursos – que se apresentam inconsistentes com a narrativa ambientalista proposta pelo jogo. Para tanto, usamos a transcrição das falas do jogo, bem como nossa própria imersão. Finalmente, concluímos que, apesar de ser um jogo que toca em problemáticas ambientais, há uma dissonância entre sua narrativa e algumas mecânicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).