CONTEXTUALIZANDO E DISCUTINDO AS ATIVIDADES LÚDICAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mônica da Silva Gallon Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.732

Resumo

O objetivo da pesquisa foi verificar as diferentes formas compreendidas por atividades lúdicas presentes nos livros didáticos e currículos e os papeis que ocupam nesses documentos com objetivo de demonstrar a importância atribuída a essas atividades, de que forma estampam diferentes documentos oficiais. Os documentos analisados foram os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, os Conteúdos Básicos Curriculares do Estado de Minas Gerais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Programa Nacional do Livro Didático. Além desses, foram também analisadas algumas coleções didáticas de Ciências. Verificou-se que as atividades lúdicas se fazem presente em quase todos os currículos e são consideradas por eles importantes no processo de aprendizagem. As atividades lúdicas são entendidas pelos currículos como ações que podem atuar como agente, paciente ou meio no processo de ensino e aprendizagem. Existem atividades lúdicas nos livros didáticos, porém muitas vezes são consideradas como complemento sendo apresentadas apenas no manual do professor como sugestões de atividades. Observamos a existência de recontextualização dos livros didáticos sobre as orientações curriculares.

Biografia do Autor

Bárbara Elisa Santos Carvalho Luz, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Ciências Biológicas pelas UFMG, Mestra em Educação pela mesma instituição e Doutoranda do programa de pós graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da UFMG. Professora da Educação Básica.

Mônica da Silva Gallon, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Silvania Sousa do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Fisica pela UFMG, Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo, Doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias pela Université Paris VI e Pós-doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG. 

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Publicado

04.02.2018

Como Citar

Luz, B. E. S. C., Gallon, M. da S., & Nascimento, S. S. do. (2018). CONTEXTUALIZANDO E DISCUTINDO AS ATIVIDADES LÚDICAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. evista Eletrônica udus cientiae, 1(2). https://doi.org/10.30691/relus.v1i2.732

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa