Abordagem contextual lúdica e o ensino e aprendizagem do conceito de equilíbrio químico: o que há atrás dessa cortina?
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v1i1.745Resumo
Os trabalhos envolvendo ludicidade e/ou a Abordagem Contextual no ensino de química vêm aumentando muito nos últimos anos. No entanto, esses trabalhos vêm apresentando os resultados sem descrever como os estudantes aprendem quando são inseridos na sala de aula aspectos históricos e/ou lúdicos. Baseado nesta lacuna da literatura, este trabalho teve como objetivo principal descrever como se dá aprendizagem dos conceitos científicos quando é inserida na sala de aula a abordagem contextual e a ludicidade simultaneamente. Escolhemos o conteúdo de equilíbrio químico e aplicamos a sequência didática desenvolvida em uma turma de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual. A pesquisa foi de cunho qualitativo empírico e teve com técnica de coleta de dados a observação. Usando a psicologia histórico-cultural para análise, os resultados mostraram que a abordagem contextual lúdica é rica em senso comum no ponto de partida, mas pode ajudar o estudante a desenvolver generalizações a respeito do conteúdo ensinado e a questionar o discurso de autoridade do cientista e da ciência na sala de aula.
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